Conhecimento

Fatores bióticos do ecossistema

Escrito por robina sharma | Traduzido por ana angelica clemente
Fatores bióticos do ecossistema

As plantas são um fator biótico essencial num ecossistema

trees image by fear from Fotolia.com

Fatores bióticos são todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam. Qualquer material produzido diretamente pelos animais, plantas e árvores como resíduos e queda de folhas são considerados fatores bióticos. Um ecossistema também é formado por fatores abióticos, que são todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como temperatura, composição do solo, minerais, clima e luz solar. Os fatores bióticos variam dos maiores componentes dos ecossistemas, como os elefantes e as árvores de pau-brasil, para os menores, como as algas e os vírus.

Outras pessoas estão lendo

Plantas

As plantas são conhecidas como produtores primários, porque elas produzem seu próprio alimento. São conhecidas também como autotróficas ou auto-sustentadoras. Elas formam a base da cadeia alimentar e são a fonte de energia de todos os outros animais, seja por comerem as plantas ou por comerem os animais que sobrevivem delas. Os variados tipos de plantas incluem árvores, arbustos, flores, ervas, vegetais, musgos, samambaias e plantas aquáticas. Embora as plantas sejam um fator biótico, elas necessitam de fatores abióticos como o solo e a água para ajudar no crescimento e sua sobrevivência .

Animais

Todos os animais do mundo são categorizados como mamíferos, peixes, anfíbios, répteis, aves, insectos e aracnídeos. Os animais mais visíveis são os grandes mamíferos, como tigres e baleias, mas isso não significa que os insetos menores e anfíbios sejam menos importantes. Cada espécie tem um papel vital na manutenção de um ecossistema saudável e suas peculiaridades dentro da cadeia alimentar. Os herbívoros são animais que se alimentam de plantas, os carnívoros, os que se alimentam de outros animais e os onívoros, que se alimentam de plantas e animais.

Outros fatores bióticos

Monera, protista e fungi também são reinos de seres vivos. Esses organismos são muito importantes dentro de um ecossistema. O plâncton, os vírus e as bactérias são todos organismos microscópicos bióticos vitais. O plâncton marcou o início da vida há 3,5 bilhões de anos e ainda é um recurso vital para os ecossistemas oceânicos. As bactérias são úteis na transformação de organismos mortos em matéria orgânica nutritiva e ajudam os organismos maiores a digerir os alimentos, no entanto, também podem ser prejudiciais espalhando infecções. Os vírus podem espalhar doenças dentro de um ecossistema e têm o potencial de perturbar seu equilíbrio.

Fatores de mudança

Fatores bióticos são partes vivas de um ecossistema e a forma como operam e afetam outros organismos depende de que tipo de organismo é. Os fatores bióticos desempenham papéis que incluem predadores, parasitas, presas, produtores, simbiontes e concorrentes. Em um ecossistema saudável, é mantido um equilíbrio relativo com cada organismo desempenhando um papel vital. Ao alterar um elo da cadeia alimentar, seja através de uma doença ou mortandade de predadores, os outros elos são inevitavelmente afetados.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media