Mais
×

Fatores chave de sucesso do McDonald's

Atualizado em 17 abril, 2017

Em 1940, Dick e Mac McDonald abriram o McDonald Bar-B-Que Restaurant em San Bernardino na Califórnia, EUA. Desde então, os arcos dourados tornaram-se um dos símbolos mais reconhecidos no mundo. Milhões de pessoas consomem batatas fritas, hambúrgueres e refrigerantes em milhares de franquias por todo o planeta. McDonald's tem sido capaz de resistir a guerras, crises econômicas e de concorrência, concentrando-se em fatores chave de sucesso.

Restaurante McDonald's em Redwood City, Califórnia, EUA (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Clientela

Um fator chave para o sucesso do McDonald's é sua capacidade de apelar para uma ampla gama de clientes. Por exemplo, em junho de 1976 o McDonald's introduziu um menu de café da manhã para captar mais clientes, de acordo com um estudo de caso pelo analista de negócios Jim Nelson. Nelson afirmou que a empresa também criou os famosos Chicken McNuggets em 1980. O McLanche Feliz se dirige às crianças e o menu do restaurante oferece uma muitas opções para os pais. Big Mac, Angus Deluxe, Quarteirão com Queijo e Big Tasty são apenas alguns dos 32 sanduíches oferecidos no cardápio em mcdonalds.com. O McDonald's apresenta opções para uma ampla variedade de preferências dos clientes.

McLanche Feliz (David Paul Morris/Getty Images News/Getty Images)

Nutrição

No site da empresa, Mc Donald's afirma que parte de seu sucesso é devido ao compromisso com o bem-estar dos clientes. Em 2004, criou um conselho consultivo global para fornecer orientação especializada em nutrição e bem-estar. Para satisfazer os clientes preocupados com a saúde, a empresa de fast-food começou a incluir opções de alta qualidade no menu. Há possibilidades como hambúrgueres ou saladas na principal entrada. Maçãs podem substituir batatas fritas no McLanche Feliz para crianças. O McDonald's também se comprometeu a fornecer informações nutricionais favoráveis ​​ao cliente em itens do cardápio. Os consumidores têm acesso ao conteúdo calórico e de gordura para fazer melhores escolhas. Esse reconhecimento da saúde do cliente ajudou a manter o sucesso do McDonald's.

Batatas fritas do McDonald's sob lâmpadas de calor (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Disponibilidade

O McDonald's fez da conveniência um fator chave para seu sucesso, de acordo com o estudo de Jim Nelson. As localizações dos restaurantes são tão comuns em cidades suburbanas e metrópoles que você nunca está a mais do que alguns minutos de distância de carro ou a pé. Os centros comerciais e shoppings têm, geralmente, uma filial incluída ou a curta distância. Algumas lojas têm restaurantes McDonald's dentro à disponibilidade do cliente.

Reconstrução da primeira loja original do McDonald's em Des Plaines, Illinois (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)

Acessibilidade

O McDonald's tem resistido a crises econômicas por causa da acessibilidade de seu cardápio, de acordo com a Bloomberg Business Week. Conceitos como o Dollar Menu, existente nos Estados Unidos, dão aos clientes a opção de comer uma refeição completa a um pequeno custo. Para o café da manhã no Dollar Menu, um cliente pode ter um biscoito de salsicha, um pequeno café torrado premium e um hash brown por três dólares mais impostos. Batatas fritas, hambúrgueres e saladas são oferecidos nesse menu durante todo o dia. Devido à capacidade do restaurante de apelar para famílias de baixa renda e de classe média, a empresa continua a obter lucro. Um relatório de Outubro de 2010 do International Business Times afirma que, "a maior rede de restaurantes do mundo colocou 10% de crescimento no lucro do terceiro trimestre, que superou as estimativas do mercado".

Menu drive-thru em um restaurante McDonald's (Jamie Rector/Getty Images News/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article