Fatores críticos de sucesso para os departamentos de recursos humanos

Escrito por kermit burley | Traduzido por mayara leal
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Os fatores críticos de sucesso para os departamentos de recursos humanos variam de acordo com a função. A gestão de benefícios e remuneração tem um conjunto diferente de fatores de sucesso do que a gestão de treinamento ou de recrutamento e seleção, por exemplo. Cada função é analisada por diferentes critérios e o que todas têm em comum são os funcionários da empresa em geral. Todos os profissionais de RH devem servir aos funcionários, o que faz com que esse setor esteja entre os mais importantes para a organização da empresa.

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Remuneração e benefícios

Um fator crítico de sucesso para a área de remuneração e benefícios é a eficácia da estrutura salarial, em comparação com a concorrência. A estrutura salarial deve atrair ou manter funcionários-chave e, como resultado, o índice de rotatividade deve permanecer baixo. Outro fator de sucesso é o programa de benefícios. Avalie se o plano de saúde tem opções suficientes para os funcionários, mantendo os custos baixos para sua empresa. Por fim, a eficácia do programa de aposentadoria é outra medida de sucesso para esse setor dos recursos humanos.

Treinamento e desenvolvimento

O departamento de treinamento será medido pelo êxito dos seus programas de treinamento e desenvolvimento. A eficácia e os bons resultados desses programas são certamente fatores críticos de sucesso para essa função. Os fatores incluem as avaliações dos programas e a verificação da utilização das novas habilidades no trabalho. As reações dos participantes a esses programas e a capacidade do seu departamento de treinamento de produzi-los a tempo e dentro do orçamento também são importantes fatores de sucesso para esse setor.

Relacionamento com os funcionários

O departamento que trata diretamente do relacionamento com os funcionários tem como fator crítico de sucesso a satisfação do funcionário. Questões trabalhistas devem ser tratadas de forma rápida e sigilosa. Possíveis problemas precisam ser resolvidos antes que se tornem problemas maiores. O aconselhamento dos gestores e um plano eficaz de melhoria de desempenho também são áreas críticas de sucesso para os funcionários dessa área. Reduzir o percentual de rotatividade e ser capaz de atrair novos funcionários são outras medidas-chave de sucesso. Uma relação de trabalho eficaz com seus gerentes de linha também é essencial para o sucesso dessa função de recursos humanos.

Recrutamento e seleção

A retenção de funcionários é um fator chave para os responsáveis ​​pelo recrutamento e seleção. A forma como recrutadores localizam e contratam funcionários é um dos aspectos mais importantes para o sucesso, tanto para essa função quanto para a empresa como um todo. Técnicas de recrutamento devem produzir um núcleo sólido de candidatos qualificados e o processo de contratação deve ser fácil de entender e aplicar. O índice de erros na contratação deve ser baixo e o empregado correto sempre deve ser contratado.

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