×
Loading ...

Fatores críticos de sucesso para uma pequena empresa

Atualizado em 23 março, 2017

As empresas pequenas precisam monitorar vários indicadores para determinar a viabilidade do negócio. Esses indicadores -- ou fatores críticos de sucesso -- incluem os desempenhos financeiro, de mercado e de funcionários. Identificar, controlar e melhorar essas medidas é um passo importante para uma empresa pequena ter sucesso e continuar crescendo.

Fatores críticos de sucesso informam aos donos de pequenas empresas se eles estão no caminho certo (business plan 2 image by Kelly Young from Fotolia.com)

Desempenho financeiro

Toda empresa precisa monitorar seu desempenho financeiro para saber se o negócio e viável e poderá ter continuidade no futuro. Medidas comuns de desempenho financeiro incluem o o controle de rendimento, fluxo de caixa, e contas a pagar e receber. Cada empresa deverá selecionar esses fatores de acordo com o que considerar mais importante e monitorá-los ao longo do tempo para te rum indicativo do desempenho geral. Mesmo que você tenha um negócio pequeno, é preciso se concentrar nos indícios de crescimento de renda, incluindo pesquisas e reações a novas perspectivas de vendas.

Loading...

Desempenho de mercado

O desempenho de mercado é um fator crítico de sucesso, porque ele informa aos donos da empresa se o que eles estão vendendo é relevante para a procura no mercado. Para tanto, deve-se analisar o volume de vendas, número de vendas por segmento, retorno, "market share" e margens de lucro. Além disso, o controle do desempenho de mercado pode incluir também a análise de satisfação dos clientes, que é um dos principais indicadores de sucesso futuro no mercado em questão. Mesmo em uma empresa pequena, um banco de dados simples pode ajudar a controlar informações importantes sobre perspectivas, clientes e volume de vendas. Quanto mais uma empresa souber sobre seus clientes, mais ela poderá atrair novos consumidores que enquadrem-se no mesmo padrão. Assim, consiga o máximo possível de informações sobre clientes atuais e em potencial — não apenas telefones e endereços de e-mail, mas também através das redes sociais — para que você possa manter contato de maneira contínua.

Desempenho de funcionários

As empresas dependem de seus funcionários para prestar serviços, fabricar produtos e entregá-los aos clientes. Os fatores críticos de sucesso envolvendo o desempenho de funcionários incluem produtividade, níveis de satisfação e rotatividade. Os empregados são essenciais em qualquer negócio, mas ainda mais para pequenas empresas que precisam competir com os grandes representantes no mercado, os quais podem oferecer salários e benefícios melhores. No entanto, as empresas menores podem manter uma relação mais próxima com seus funcionários e oferecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, um maior envolvimento e a oportunidade de ver com seus próprios olhos a sua importância para a empresa, fatores que podem ser extremamente motivadores.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...