Saúde

O que são os fatores dependentes de vitamina K?

Escrito por kylie lemon | Traduzido por eduardo horst maidana
O que são os fatores dependentes de vitamina K?

A deficiência de fatores e coagulação dependentes de vitamina K pode levar a sangramentos excessivos

hand with blood image by Ivonne Wierink from Fotolia.com

A vitamina K é essencial na síntese de várias proteínas envolvidas na regulação da coagulação sanguínea. Pessoas com deficiência de vitamina K tendem a sangrar excessivamente. Existem duas formas de vitamina K na natureza, elas são nomeadas vitaminas K1 e K2. Várias das proteínas envolvidas na coagulação são dependentes de vitamina K. Essas proteínas são conhecidas como fatores de coagulação. A deficiência de fatores de coagulação dependentes de vitaminas K pode levar a sangramentos.

Outras pessoas estão lendo

Cascata de coagulação

A cascata de coagulação é o conjunto de eventos que ocorrem normalmente no corpo todas as vezes que você sangra. O objetivo e o resultado final da cascata de coagulação é a formação de coágulos de sangue. Fatores da coagulação são proteínas especiais envolvidas no processo de coagulação, e a reação de cada um desses fatores ativa a próxima reação do processo.

Fatores chave de coagulação dependentes de vitamina K

O principal fator de coagulação dependente de vitamina K é o fator II, também conhecido como protrombina, os outros fatores são os VII, IX e X. A deficiência em qualquer um desses fatores pode levar a problemas no processo de coagulação e resulta numa variedade de problemas de sangramento.

Fator II

A deficiência do fator II de coagulação dependente vitamina K, ou protrombina, pode ser resultado de um defeito congênito ou adquirido. A deficiência congênita de fator II é passada a diante em famílias que possuem o problema e é extremamente rara, pois requer que pai e mãe sejam portadores do gene defeituoso. Pessoas com esse problema possuem coagulação deficiente e sangram facilmente. Por outro lado, a deficiência de fator II adquirida é mais prevalente. Doenças do fígado, falta de vitamina K e certos medicamentos podem causar esse problema. Alguns dos sintomas dessa desordem são sangramentos nasais, pós-acidentes ou pós-cirúrgicos.

Fator VII

A falta do fator VII de coagulação dependente de vitamina K é uma desordem hereditária que resulta em coagulação anormal. Essa desordem é também conhecida como deficiência de fator extrínseco. O sintomas dessa condição incluem sangramentos nasais, hematomas e sangramentos nas articulações e músculos. Os sangramentos, que também podem ocorrem no sistema gastrointestinal, podem ser severos e ter início na infância. O tratamento de pessoas com essas desordem durante os episódios de sangramento incluem infusões de plasma de doadores saudáveis, ou concentrados de fator VII.

Fator IX

Pessoas que sofrem de hemofilia B possuem deficiência no fator IX de coagulação, que é uma proteína dependente de vitamina K. A deficiência de fator IX é também conhecida como doença de Christmas e foi primeiramente diagnosticada em 1952. Nesse desordem geralmente hereditária, o paciente tem quantidade reduzida ou falta do fator IX, que ajuda na formação de coágulos de sangue.

Fator X

Aproximadamente uma em cada 500.000 pessoas sofre de deficiência do fator X de coagulação, dependente de vitamina K. Essa desordem é hereditária e o sangramento resultante pode ser severo. A amiloidose é outra desordem que resulta na deficiência de fator X e pode ser tratada com a remoção cirúrgica do baço.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media