Fatores econômicos em estratégias de marketing

Escrito por george n. root iii | Traduzido por vanessa arnaud
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Fatores econômicos em estratégias de marketing
Alguns fatores econômicos devem ser levados em conta na elaboração de uma estratégia de marketing (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Quando se cria um plano de marketing, pretende-se ganhar visibilidade a uma companhia ou produto para aumentar seu rendimento. Antes de iniciar o planejamento de uma estratégia de marketing, deve existir um processo de planejamento que compreenda todos os aspectos para garantir seu sucesso, diz o especialista Darren Dahl em seu artigo "Como desenvolver um plano de marketing (How to write a marketing plan)" para a revista "Inc". Parte deste processo de planejamento é compreender os fatores econômicos de uma estratégia de marketing e como devem afetar seu plano.

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Orçamento

Um dos fatores econômicos mais importantes em um planejamento de marketing é o orçamento. Para determinar o orçamento da sua estratégia, é preciso levar em conta a receita de todo o departamento de marketing. A estratégia deve se adequar a todas as outras partes do orçamento destinado ao marketing, como os custos com pessoal, programas de marketing já em curso e outras estratégias. Determine os objetivos do plano de marketing e estabeleça o valor que irá precisar para alcançá-los. Compare o valor estabelecido com o orçamento atual do departamento para ver se os números estão em conformidade com a situação ou se devem ser revisados.

Produção

Um plano de marketing que vise aumentar o rendimento da produção de um determinado item sem antes determinar quais as capacidades de produção atuais está fadado ao fracasso. Uma estratégia de marketing deve gerar um aumento gradual de interesse nos clientes que resultará em uma maior capacidade da empresa de produzir e comercializar. É sempre bom que a procura seja maior que a oferta, mas se a procura superar demais a oferta, os clientes ficarão insatisfeitos. Trabalhe com o departamento de produção para criar um plano de marketing que dê aos produtores condições de manter a demanda.

Condições econômicas

Uma estratégia de marketing não pode ignorar as condições econômicas do mercado. É importante lembrar que a economia mundial pode não exercer um bom impacto em seu mercado assim como em outros ramos. Por exemplo, quando o mercado imobiliário entrou em colapso, as financeiras observaram significativo aumento em seu rendimento. Sua estratégia de marketing deve levar em conta as condições econômicas e criar expectativas com base no panorama financeiro do mercado visado.

Materiais

Assim como na formulação de um orçamento de fabricação, um orçamento de marketing também deve levar em conta custos com materiais como um fator econômico. O custo em materiais impressos, o uso de meios de divulgação, como rádio ou mídia impressa e o custo em contratação de pessoal extra, podendo incluir, por exemplo, a terceirização de uma empresa de telemarketing, devem ser todos considerados. É sempre bom possuir bons relacionamentos com os fornecedores para poder negociar os materiais por um custo menor a cada orçamento de marketing realizado.

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