Carreira e dinheiro

Fatores externos que afetam um negócio

Escrito por andrew button | Traduzido por paula mangia garcia terra
Fatores externos que afetam um negócio

Os fatores ambientais exercem grande influência nas empresas

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

As empresas são afetadas por muitos fatores, internos e externos. Geralmente, os fatores externos que têm o maior efeito sobre as empresas são os legais, os políticos e os econômicos. As empresas não vivem em uma bolha. Na verdade, elas existem como parte de uma comunidade, na qual possuem responsabilidades​.

Fatores econômicos

A influência econômica externa mais importante em uma empresa é o nível de competitividade em seu mercado. Este fator determina quanto uma empresa pode lucrar. Outros fatores tais como a demanda do consumidor, as taxas de impostos e taxas de juros afetam os negócios ao determinar o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por seus produtos e quanto da receita resultante deve ser dada ao governo.

Fatores sociais

Os fatores sociais determinam o que uma empresa pode e não pode fazer. As empresas que se envolvem em campanhas de publicidade racistas ou abusam de seus funcionários podem ser submetidas a boicotes, campanhas de desinvestimento e outras formas devastadores de reação social. Assim, os costumes sociais determinam as regras informais que as empresas devem respeitar.

Fatores legais

As leis determinam as normas formais que as empresas têm que respeitar. As leis dos negócios lidam com a concorrência: por exemplo, não há monopólios, emprego, salário mínimo, impostos, entre outras coisas. As empresas que formam monopólios ilegais, por exemplo, podem ser submetidas a ações judiciais e divididas em pequenas empresas. Como as penas para prevaricação corporativa são muito graves, a maioria das empresas levam a lei muito a sério.

Fatores políticos

As questões políticas ocasionalmente vêm para influenciar as atividades da comunidade de negócios. Por este motivo, as corporações muitas vezes gastam muitos bilhões de reais tentando influenciar os políticos. As empresas podem se envolver na política, por exemplo, quando as suas operações internacionais são criticadas por grupos de direitos humanos ou quando um político de alto nível recomenda um aumento de impostos.

Fatores ambientais

Os fatores ambientais têm efeitos profundos na maneira como as empresas funcionam. A disponibilidade de recursos naturais de uma área específica determina se as empresas poderiam lucrar operando a partir de lá. A presença de poluição determina se é seguro para colocar os funcionários em uma determinada área. As leis ambientais regulam a forma pela qual as empresas são impedidas de poluir.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media