Fatores externos que influenciam o comportamento dos funcionários

Escrito por kyra sheahan | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores externos que influenciam o comportamento dos funcionários
Funcionários são influenciados pelos ambientes externos (Teamwork concept: business colleagues image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Empresas têm dois tipos de ambientes: interno e externo. Cada um desempenha diferentes papéis no mundo dos negócios, mas também têm o potencial para impactar diretamente e influenciar os funcionários e o local de trabalho. Ao compreender o que são os ambientes externos, podemos descobrir como e por que eles influenciam o comportamento dos funcionários.

Outras pessoas estão lendo

Ambiente externo

O ambiente externo ao negócio consiste de elementos e variáveis que existem fora da estrutura da organização, mas que podem impactar as práticas, processo, operações e, é claro, os funcionários da empresa. Ambientes externos incluem, mas não se limitam a, variáveis econômicas, tecnológicas, ambientais e relativas a acionistas. Esses são os tipos mais gerais de ambientes externos. No entanto, dependendo da natureza do negócio, existem outros tipos de ambientes externos que a organização identifica por meio de técnicas de escaneamento do ambiente.

Efeitos econômicos nos funcionários

O motivo pelo qual os funcionários podem influenciar o ambiente econômico externo é porque esses elementos têm impacto direto sobre as operações de um negócios e sua capacidade de funcionar. Por sua vez, isso pode afetar o modo como as organizações gerenciam seus funcionários. De acordo com o International Development Research Centre, ambientes econômicos podem impactar na disposição de as organizações continuarem projetos. Coisas como inflação e leis trabalhistas podem deter o crescimento da organização, afetando assim o moral dos funcionários, sua motivação e comprometimento.

Efeitos tecnológicos nos funcionários

É importante compreender a relação entre a tecnologia e a capacidade de o negócio funcionar eficaz e eficientemente. Avanços tecnológicos no ambiente externo podem ter um feito positivo sobre os funcionários. Tecnologias mais novas e mais desenvolvidas podem criar um ambiente de trabalho mais fácil, que faz com que o trabalho dos funcionários seja mais eficiente. Como resultado disso, o comportamento dos funcionários pode ser influenciado positivamente. Mas a tecnologia também pode agir como ameaça aos negócios, dependendo da indústria. Se os avanços tecnológicos colocam a empresa em risco, seu efeito sobre o comportamento dos funcionários terá maiores chances de ser negativo, pois os funcionários podem reagir com medo e ansiedade.

Efeitos sociais nos funcionários

De acordo com a “Institutional Assessment”, Charles Lusthaus, Gary Anderson e Elaine Murphy afirmam que forças sociais têm profunda influência no comportamento dos funcionários. O que acontece no ambiente social externo pode afetar como os funcionários se sentem em seus empregos, o quanto estão motivados para trabalha e produzir e o que valorizam. Fatores estressantes sociais podem induzir comportamentos negativos dos funcionários mesmo se os funcionários não têm sentimentos negativos quanto ao trabalho. Mas o oposto também é verdade. Se os funcionários estão satisfeitos com o ambiente social, eles podem se tornar mais aptos para desempenhar suas funções e produzir no trabalho.

Efeitos dos acionistas sobre os funcionários

O International Development Research Centre afirma que a maior parte das instituições e empresas depende de vários grupos de acionistas para sua sobrevivência. O ambiente acionista consiste de pessoas e organizações que são externas ao negócio, mas têm interesse direto na organização e em seu desempenho. Eles têm interesse pessoal e muitas vezes um investimento na organização, que leva ao seu envolvimento. O motivo pelo qual acionistas podem influenciar o comportamento dos funcionários é porque acionistas podem impactar a direção que o negócio seguirá, quais serão os orçamentos, no que os fundos poderão ser empregados e outros tipos de controles operacionais. Esse tipo de controle pode ser desencorajador para os funcionários, principalmente se seus salários forem afetados pelas decisões dos acionistas ou se ocorrerem demissões ou reestruturações organizacionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível