Mais
×

Que fatores influenciam na escolha de materiais para criar um produto?

Atualizado em 23 março, 2017

Quer um perfume seja colocado dentro de um cristal caro com detalhes em ouro ou em um vidro barato, isso envolve vários fatores a respeito da imagem da empresa, as escolhas do consumidor e os fatores econômicos. Em alguns casos, os compradores podem não notar a diferença de materiais entre as empresas. No entanto, os compradores prestam muita atenção em que materiais são usados para fazer um produto.

Preço

O preço é um dos fatores mais fortes na decisão de compra de materiais. O fato da empresa poder ou não se dar ao luxo de comprar alguns materiais - e se há vantagem competitiva ao fazê-lo - é uma das principais considerações. Um negócio com um orçamento limitado terá que optar por materiais mais baratos: em vez de madeira, papelão grosso; em vez de vidro, optar por plástico. Helen Burnie, autora do livro "Maintain Business Resources" (Mantenha os recursos do negócio, em tradução livre), explica o custo-benefício como fator de decisão de compra, na confiabilidade do fornecimento e preços competitivos. Preocupações de preços também afetam onde uma empresa compra seus materiais. Se a seda da Tailândia for muito cara, a empresa pode optar pela seda reciclada mais barata na Índia.

Disponibilidade

A questão da disponibilidade determina fortemente quais são os materiais a se utilizar. Uma empresa de perfume pode modificar sua fragrância para incluir jasmim sintético em vez da essência da flor natural, se seu fornecedor estiver passando por dificuldades com a matéria-prima. O tempo, o relacionamento fornecedores, problemas de transporte, sanções comerciais, conflitos políticos e conflitos econômicos são fatores que podem afetar a disponibilidade de materiais. A empresa, quando isto acontecer, precisa encontrar um bom substituto ou pagar um custo exorbitante para adquirir o item em outro lugar no último minuto. N.A. Orcullo explica em seu livro "Fundamentals of Strategic Management" (Fundamentos da Gestão Estratégica, em tradução livre) como a confiabilidade do fornecedor de uma empresa muitas vezes desempenha um papel fundamental na determinação de onde a empresa obtém suas matérias-primas e outros insumos.

Sazonalidade

Alguns insumos de produção são sazonais, como alguns tipos de madeira ou outras plantas, bem como especiarias e temperos. A sazonalidade também se relaciona com a forma como o clima afeta os compradores. A empresa de vestuário, por exemplo, escolhe materiais grossos, como fios de lã pesada para camisas de mangas compridas. No verão, a empresa escolhe tecidos mais leves, como algodão e seda fina. Um negócio imobiliário personalizado em Bali provavelmente constrói casas com material regional, capaz de lidar com chuvas, como o bambu. A empresa semelhante no Novo México escolhe o material que impede a entrada de calor intenso durante o verão, como o barro. Assim, a sazonalidade é uma questão que diz respeito à facilidade de aquisição, bem como a funcionalidade ideal com base na temperatura.

Preferências do consumidor e branding (reconhecimento de marca)

Quais materiais o consumidor espera que a marca use é outra consideração. Quando uma empresa que fabrica bolsas de luxo reduz seus custos de produção, escolhendo couro sintético, sua base de clientes pode ditar o uso de produtos de alta qualidade, embora caros, como couro de bezerro. Por outro lado, os clientes que prezam pelos baixos custos pode esperar de tal organização a utilização de materiais de baixo custo e baixa qualidade na montagem dos seus bens. Os clientes que compram de uma empresa por seus bens eco-friendly e sustentáveis esperam que a ela utilize materiais reciclados e orgânicos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article