Que fatores influenciam na escolha de materiais para criar um produto?

Escrito por catherine capozzi | Traduzido por evelin beatriz
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Quer um perfume seja colocado dentro de um cristal caro com detalhes em ouro ou em um vidro barato, isso envolve vários fatores a respeito da imagem da empresa, as escolhas do consumidor e os fatores econômicos. Em alguns casos, os compradores podem não notar a diferença de materiais entre as empresas. No entanto, os compradores prestam muita atenção em que materiais são usados para fazer um produto.

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Preço

O preço é um dos fatores mais fortes na decisão de compra de materiais. O fato da empresa poder ou não se dar ao luxo de comprar alguns materiais - e se há vantagem competitiva ao fazê-lo - é uma das principais considerações. Um negócio com um orçamento limitado terá que optar por materiais mais baratos: em vez de madeira, papelão grosso; em vez de vidro, optar por plástico. Helen Burnie, autora do livro "Maintain Business Resources" (Mantenha os recursos do negócio, em tradução livre), explica o custo-benefício como fator de decisão de compra, na confiabilidade do fornecimento e preços competitivos. Preocupações de preços também afetam onde uma empresa compra seus materiais. Se a seda da Tailândia for muito cara, a empresa pode optar pela seda reciclada mais barata na Índia.

Disponibilidade

A questão da disponibilidade determina fortemente quais são os materiais a se utilizar. Uma empresa de perfume pode modificar sua fragrância para incluir jasmim sintético em vez da essência da flor natural, se seu fornecedor estiver passando por dificuldades com a matéria-prima. O tempo, o relacionamento fornecedores, problemas de transporte, sanções comerciais, conflitos políticos e conflitos econômicos são fatores que podem afetar a disponibilidade de materiais. A empresa, quando isto acontecer, precisa encontrar um bom substituto ou pagar um custo exorbitante para adquirir o item em outro lugar no último minuto. N.A. Orcullo explica em seu livro "Fundamentals of Strategic Management" (Fundamentos da Gestão Estratégica, em tradução livre) como a confiabilidade do fornecedor de uma empresa muitas vezes desempenha um papel fundamental na determinação de onde a empresa obtém suas matérias-primas e outros insumos.

Sazonalidade

Alguns insumos de produção são sazonais, como alguns tipos de madeira ou outras plantas, bem como especiarias e temperos. A sazonalidade também se relaciona com a forma como o clima afeta os compradores. A empresa de vestuário, por exemplo, escolhe materiais grossos, como fios de lã pesada para camisas de mangas compridas. No verão, a empresa escolhe tecidos mais leves, como algodão e seda fina. Um negócio imobiliário personalizado em Bali provavelmente constrói casas com material regional, capaz de lidar com chuvas, como o bambu. A empresa semelhante no Novo México escolhe o material que impede a entrada de calor intenso durante o verão, como o barro. Assim, a sazonalidade é uma questão que diz respeito à facilidade de aquisição, bem como a funcionalidade ideal com base na temperatura.

Preferências do consumidor e branding (reconhecimento de marca)

Quais materiais o consumidor espera que a marca use é outra consideração. Quando uma empresa que fabrica bolsas de luxo reduz seus custos de produção, escolhendo couro sintético, sua base de clientes pode ditar o uso de produtos de alta qualidade, embora caros, como couro de bezerro. Por outro lado, os clientes que prezam pelos baixos custos pode esperar de tal organização a utilização de materiais de baixo custo e baixa qualidade na montagem dos seus bens. Os clientes que compram de uma empresa por seus bens eco-friendly e sustentáveis esperam que a ela utilize materiais reciclados e orgânicos.

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