Fatores que influenciam os indicadores de desempenho

Escrito por priyanka jain | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores que influenciam os indicadores de desempenho
Ao fazer uso de indicadores, a empresa é capaz de acompanhar o desempenho de seus negócios (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Empresas utilizam indicadores de desempenho para medir o sucesso e para estabelecerem metas. Essas métricas também funcionam como parâmetros para medir o desempenho em relação às metas definidas. Ao usar indicadores de desempenho, a direção é capaz de analisar a situação atual da empresa. Esse método apresenta dados que revelam se a organização demonstrou melhoria no desempenho, em comparação a períodos anteriores. Essas métricas são, muitas vezes, chamadas de "indicadores-chave do desempenho", ou "KPIs" (sigla em inglês para "Key Performance Indicators").

Outras pessoas estão lendo

Setores específicos

Os indicadores de desempenho variam do setor e da empresa. Um indicador que é considerado bom para o ramo imobiliário pode ser razoável para a indústria automobilística.

Existem diferentes métodos que as empresas seguem para calcular os indicadores. O desempenho pode ser medido em relação à receita de vendas de uma companhia, em comparação à sua base de clientes ou com relação ao aumento no valor de seus ativos.

Indicadores quantificáveis

Os indicadores de desempenho são representados por números. Para que uma métrica apresente resultados certeiros, a empresa precisa calculá-la da forma mais objetiva possível. Durante a realização dos cálculos, não deve haver espaço para subjetividade e julgamento pessoal.

Junto com os indicadores de desempenho, o analista também prepara vários diagramas, gráficos e tabelas. Essas ferramentas permitem que a gerência contraste rapidamente as diferenças no desempenho em períodos distintos.

Especificidade

A direção deve definir seus indicadores de desempenho da forma mais clara e específica possível. Quando são bem definidas, essas métricas não criam incertezas. Juntamente com os resultados, o analista deve listar os parâmetros utilizados nos cálculos.

Vinculação com as metas

A direção deve usar muita cautela ao vincular os indicadores de desempenho com os objetivos finais da empresa. Por exemplo, se a companhia entrou em uma nova linha de comércio, o indicador correto mediria o desempenho com relação aos clientes recém-adquiridos. Dessa forma, a gestão é atualizada sobre o sucesso do novo empreendimento.

Analisar criticamente

A direção precisa dar continuidade à revisão dos indicadores de desempenho. Eles podem precisar ser alterados ou modificados de tempos em tempos, já que as empresas têm metas e objetivos diferentes em momentos diferentes. Consequentemente, os critérios para a medição também variam. Os indicadores de desempenho devem ser escolhidos levando-se em conta a situação da empresa. O desempenho de uma nova companhia é medido pelo número de seus clientes e o de um negócio consolidado é medido pela sua participação no mercado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível