Carreira e dinheiro

Fatores que podem afetar a valorização de uma moeda

Escrito por sue-lynn carty | Traduzido por a. araújo
Fatores que podem afetar a valorização de uma moeda

Os valores das moedas geralmente se movimentam constantemente

money money money image by Tribalstar from Fotolia.com

O valor da moeda de um país raramente permanece constante - geralmente ele flutua continuamente. Essas flutuações podem ser grandes ou pequenas dependendo da economia e do estado político do país. Embora a valorização ou desvalorização de uma moeda ocorra por várias razões diferentes, algumas das mais comuns são a oferta e a procura, inflação e perspectiva econômica.

Outras pessoas estão lendo

Oferta e procura

Da mesma forma que ocorre com produtos e serviços, os princípios da oferta e da procura aplicam-se à valorização ou desvalorização de uma moeda. Se um país disponibiliza novas moedas, há um aumento no fornecimento de moedas e, portanto, menor demanda, o que desvaloriza a moeda. Quando há uma demanda muito alta pela moeda de um determinado país, esta se valoriza.

Inflação e deflação

A inflação ocorre quando os preços gerais de bens e serviços de um determinado país aumentam, o que causa a desvalorização da moeda e reduz seu poder de compra. A deflação ocorre quando os preços gerais de bens e serviços diminui, o que aumenta o poder de compra da moeda e causa sua valorização. Geralmente a deflação ocorre quando a economia experimenta uma desaceleração ou parada de crescimento. Durante a deflação, os negócios precisam diminuir continuamente os preços de seus bens e serviços para conseguir encontrar compradores, o que reduz os ganhos do negócio e torna necessária a diminuição da produção como forma de cortar gastos. A redução da produção acaba aumentando o número de demissões e pode eventualmente causar a quebra de um negócio - o que por sua vez resulta em desemprego massivo e enfraquecimento da economia. Os economistas não consideram a deflação uma ocorrência econômica positiva.

Perspectiva econômica

Se a economia de um país está em uma fase de recesso ou de desenvolvimento lento, sua moeda se desvaloriza. O valor de uma moeda também se desvaloriza se seus principais indicadores econômicos, como as vendas do varejo ou o PIB (Produto Interno Bruto), estão caindo. Uma taxa de desemprego alta ou crescente também desvaloriza uma moeda por indicar desaceleração econômica. Se a economia de um país está em um período de forte crescimento, o valor de sua moeda aumenta. A valorização também ocorre quando indicadores econômicos como o PIB e as vendas do varejo aumentam.

Déficits comerciais

Um déficit comercial ocorre quando o valor dos bens que um país importa é maior do que o valor dos bens que exporta. Quando o déficit comercial de um país aumenta, o valor de sua moeda diminui em relação às moedas de seus parceiros de negócios. Quando o déficit diminui, mas o país permanece em déficit, o valor da moeda aumenta em relação às moedas de seus parceiros.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media