Fatores de segurança com cabo de aço

Escrito por madeline masters | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores de segurança com cabo de aço
No transporte, indústria ou construção civil, tome as medidas de segurança adequadas ao usar cabos de aço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O cabo de aço é um material extremamente útil e versátil que é utilizado nos transportes, indústria, construção e arquitetura, mas que pode ser perigoso quando mal utilizado. Medidas adequadas de segurança podem evitar ferimentos e danos à propriedade.

Outras pessoas estão lendo

Inspeções regulares

O cabo de aço deve ser inspecionado regularmente, o ideal seria uma vez por dia ou pelo menos uma vez por semana para garantir boas condições de funcionamento. Ao inspecioná-lo, procure por torções, desgastes, fios quebrados, corrosões, ferrugens, emendas soltas ou danificadas e falta de lubrificação.

Cabo de aço danificado

Um cabo de aço com fios quebrados ou tortos não pode ser reparado. Existem normas nacionais de segurança para determinar em que ponto um cabo com fios quebrados deve ser removido, porém um cabo torcido é considerado inútil e deve ser substituído imediatamente. As torções podem acontecer quando o cabo é usado de forma incorreta, assim deformando-o permanentemente.

Fatores de segurança com cabo de aço
Um cabo de aço com muitos fios soltos deve ser removido imediatamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Critérios-padrão para remover um cabo de aço

O governo dos EUA possui uma lista de razões para remover cabos de aço, como forte corrosão, evidência de dano produzido pelo calor, cabos enferrujados e/ou quebrados em pontos de fixação ou distorções que façam com que uma parte do mesmo tenha que suportar mais peso do que as outras. Consulte esta lista durante as inspeções (ver recursos).

Lubrificação de cabo de aço

Uma lubrificação regular do cabo de aço evitará danos. O lubrificante protege o cabo e permite que os fios deslizem corretamente, mantendo o material do núcleo flexível. Aplique-o por todo o comprimento do cabo e no seus conectores sempre que necessário.

Duração

O cabo de aço pode ser utilizado apenas por um determinado tempo, dependendo da forma que ele foi fabricado e do uso. Registrar por quanto tempo um determinado cabo já está em uso e marcá-lo ajudará a evitar o uso excessivo que pode ocasionar tensão e uma possível falha.

Máxima carga de trabalho segura

O governo dos EUA fornece uma forma de cálculo da carga máxima de trabalho segura para cabos de aço. O cálculo é baseado nas características do mesmo, tais como quantidade, tipo e peso dos fios, seus usos, tais como para elevação ou suspensão e com quais implementos ele foi utilizado, como dedais e emendas. Sempre calcule e aplique a Carga Máxima Segura de Trabalho antes da utilização (consulte Recursos).

Fatores de segurança com cabo de aço
Implementos, tais como grampos e conectores também devem ser considerados no cálculo da carga máxima segura de trabalho (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Perigo de rupturas repentinas

O cabo de aço muitas vezes é submetido a grande pressão. Tenha o máximo de cuidado ao remover um cabo de aço danificado. Ao se soltar repentinamente ele pode causar danos materiais, ferimentos graves ou morte. Na remoção, deve-se esticar a corda gradativamente para evitar uma ruptura súbita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível