Fatos do Canal do Panamá

Escrito por timothy sexton
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Fatos do Canal do Panamá
(Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

O Canal do Panamá continua sendo uma das conquistas da engenharia mais incríveis do mundo moderno. Quando uma peça relativamente estreita de terra foi cortada, o tempo que levou para os navios viajarem do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico foi reduzido drasticamente. Além de ser uma maravilha tecnológica, o Canal do Panamá é também uma grande atração turística.

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Localização

O Canal do Panamá é um canal de 50 quilômetros de extensão que atravessa o istmo do Panamá. Ele liga o Mar do Caribe com o Oceano Pacífico. Navios de que passam por este canal podem evitar a longa viagem que antes era necessária para ir de um lado das Américas para o outro - um percurso que vai desce toda a América do Sul, dando a volta na ponta da América do Sul.

História

A criação de um canal no local foi proposta pela primeira vez em 1534. O Rei Carlos V da Espanha concebeu a idéia de cortar o tempo em que levava para fazer viagens de navio transatlântico através da criação de um canal artificial. O estado permanente de guerra na Europa na época evitou que a ideia viesse a ser concretizada.

Construção

A construção do Canal do Panamá começou em 1881, mas o canal não foi concluído até 1914. O governo francês foi responsável pela construção do canal até que ele abandonou o projeto em 1889. Os Estados Unidos tomaram o controle de construção naquele momento e supervisionou a conclusão do canal.

Custo Humano

O custo humano total da construção do Canal do Panamá nunca será totalmente conhecido. Milhares de trabalhadores tiveram que lidar com a malária, febre amarela, deslizamentos de terra e as condições meteorológicas extremas da selva. Pelo menos 22.000 trabalhadores morreram no momento em que os franceses saíram, e milhares mais morreram antes de o canal ser concluído.

Primeiro Navio a Passar

O Canal do Panamá foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914. O primeiro navio a passar através do canal foi nomeado o Ancon. O Ancon não foi nada mais impressionante do que um barco que tinha sido usado para entregar cimento durante a construção.

Pedágios

A cobrança de pedágio para atravessar o Canal do Panamá é baseada no tamanhodo navio, seu tipo e o que está sendo realizado. Até agora, o menor pedágio cobrado foi em 1928, quando o aventureiro Richard Halliburton pagou 36 centavos para nadar o comprimento do canal. O maior valor de pedágio foi pago por um navio de cruzeiro da Disney, que pagou mais de $ 330.000 em 2008.

Propriedade

A Zona do Canal do Panamá era tecnicamente propriedade americana durante a maior parte do século 20. Panamenhos começaram a discutir que, como o canal estava em seu país, eles deveriam possuir os direitos. As negociações para retornar a propriedade do canal de volta ao Panamá começaram em 1974 e resultou em um tratado assinado pelo presidente Jimmy Carter em 1977. Porém, o Panamá não assumiu o controle do canal até 31 de dezembro de 1999.

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