Fatos científicos sobre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro

Escrito por stephanie mayberry | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos científicos sobre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro
Os cérebros direito e esquerdo possuem diferentes tarefas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Quando as pessoas falam de "cérebro direito" e "cérebro esquerdo", elas estão se referindo aos hemisférios direito e esquerdo do córtex cerebral. O córtex cerebral está localizado na parte mais externa do cerebelo, que é responsável pelo equilíbrio, coordenação dos movimentos musculares e manutenção da postura. Há muitos mitos e ideias erradas a respeito do conceito de "cérebro direito" e "cérebro esquerdo". Por exemplo, a crença de que pessoas com o lado direito mais desenvolvido são artísticas, enquanto aquelas com o lado esquerdo mais desenvolvido são mais lógicas, é um exagero. Na verdade, quando os dois lados do cérebro trabalham juntos é que raciocínio atinge seu ápice.

Outras pessoas estão lendo

O córtex cerbral

O córtex cerebral fica no cerebelo, a maior e mais desenvolvida das cinco principais partes do cérebro humano. O córtex abrange a parte mais externa dos hemisférios cerebrais. Ele é responsável pelas emoções, pensamentos, controle dos movimentos finos, aprendizado, raciocínio, discurso, toque interpretativo, audição, visão, percepção e planejamento. O córtex cerebral é o foco de interesse de neurocientistas que tentam entender melhor como o cérebro humano funciona. Como essa parte do cérebro é responsável por funções importantes, é nela que as pesquisas geralmente se concentram. Embora saibamos muito sobre esse órgão, ainda há muitas informações desconhecidas, e a comunidade científica reconhece que ainda temos muito a aprender.

Os hemisférios do cérebro

Os hemisférios cerebrais são as duas metades da seção especializada do cérebro localizada no córtex. Os dois hemisférios, denominados direito e esquerdo, são mais conhecidos pelos leigos como "cérebro direito" e "cérebro esquerdo". Cada um desses lados é especializado em dirigir determinadas tarefas. Por exemplo, o hemisfério esquerdo em pessoas destras é responsável pela linguagem, cálculo, escrita e fala. Do mesmo modo, o hemisfério direito cuida do reconhecimento facial, da aptidão espacial e de certas facetas da produção e perspicácia musical.

O cérebro esquerdo

De modo geral, o cérebro esquerdo controla as habilidades aritméticas e de escrita, a compreensão e a fala. A lógica também é uma função do cérebro esquerdo, que possui padrões de raciocínio mais lineares, racionais e analíticos. Ele gerencia a resolução de problemas passo-a-passo. É onde o sequenciamento e a noção de tempo são administradas.

O cérebro direito

O cérebro direito é responsável pelo controle das habilidades artísticas e musicais, pela competência espacial e pela criatividade. Esse hemisfério é mais intuitivo, tirando conclusões baseadas em sentimentos, palpites e percepções visuais. Ele permite a visualização do todo e a identificação de padrões globais. Ele não se baseia em fatos ou na razão para tirar conclusões.

Os dois hemisférios trabalhando juntos

Os hemisférios esquerdo e direito trabalham juntos por meio do corpo caloso, um feixe de fibras que une as duas partes e leva mensagens de um lado para o outro. O hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito. É por isso que o lado esquerdo do corpo pode se enfraquecer ou sentir os efeitos de uma lesão ao lado direito do cérebro. É estimado que em aproximadamente 93% das pessoas, o hemisfério esquerdo controla a linguagem e o uso das mãos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível