×
Loading ...

Fatos curiosos sobre o ciclo de vida dos camaleões

Atualizado em 17 abril, 2017

Existem mais de 160 espécies de camaleões, cada um com um ciclo de vida próprio. Esse consiste no nascimento, maturidade, reprodução, período de gestação e morte. Apesar de muitos compartilharem ciclos semelhantes, ainda existem algumas variações interessantes que se destacam do resto.

Os camaleões possuem ciclos de vida curtos, por isso, são rápidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ovo

Os camaleões se reproduzem rapidamente, muitas espécies, incluindo o camaleão do Yemen, fazem isso de três a quatro vezes por ano, entre 30 e 80 ovos de uma vez. Esses ovos, normalmente eclodem de 30 a 60 dias após serem postos. O camaleão de Madagascar passa quase três quartos da sua vida dentro do ovo.

Loading...

Reprodução e gestação

O período de gestação, que é o tempo que a fêmea fica grávida, varia entre 20 e 30 dias. O camaleão-de-jackson possui uma gravidez de 170 a 220 dias. A maioria das fêmeas são ovíparas, que significa que elas botam seus ovos fora do corpo. São poucas espécies, como o de jackson, mas existem as vivíparas, ou seja, os ovos ficam dentro do corpo. Uma vez que esses estão prontos para serem botados, a fêmea cava um buraco no chão, põe os ovos e enterra-os com areia ou terra. Ela deixa sua prole sobreviver sozinha.

Maturidade

Depois de eclodirem, os camaleões instintivamente começam a caçar insetos dentro de poucos dias. Deixados desprotegidos, alguns são mortos por predadores, enquanto outros tentam sobreviver. Os filhotes se parecem com os adultos, mas são bem menores. Suas marcações não são coloridas. Muitas espécies são sexualmente maduras, normalmente, dentro de quatro a cinco meses. Isso é necessário, já que a expectativa de vida é curta.

Expectativa de vida

A vida do camaleão é curta, com as fêmeas vivendo menos que os machos. As camaleoas vivem entre três a cinco anos, enquanto os machos de cinco a oito. Existem exceções a toda regra. Alguns, como o de jackson, são conhecidos por viverem 10 anos. Em contrapartida, o camaleão de Madagascar vive de quatro a cinco meses após eclodir. Até 2011, não existia outro animal de quatro patas que seja conhecido por ter um crescimento tão rápido e uma vida tão curta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...