Regras de futsal infantil

Ligas de futsal infantil permitem que as crianças participem de forma segura

soccer boy image by .shock from Fotolia.com

O futsal é uma variação do futebol regular que pode ser jogado em uma quadra. As regras para futsal infantil foram criadas para garantir a segurança, mantendo um ambiente competitivo e também divertido. Estas regras foram compilados por órgãos sociais de futebol em todo o país e elas são muito parecidas com as regras padrão para o futebol em todo o mundo. A única diferença é que os árbitros são mais tolerantes nas ligas infantis.

Regras básicas

Todos os participantes devem seguir os Padrões de Conduta infantil. Um jogador só pode jogar por uma equipe e cada equipe tem cinco jogadores em campo sendo um deles o goleiro. As equipes perderão o direito de jogar se usarem jogadores não listados em sua equipe oficial. Substituições são feitas enquanto o jogo ainda está em sessão, assim como no hóquei. O árbitro precisa ser notificado somente quando o goleiro for substituído. Chuteiras e botas não são permitidas no futebol de salão. A duração do jogo, o número de substituições permitidas e o número de jogadores podem variar de acordo com a liga.

Bolas

Conhecida como a regra das três linhas, muitas ligas de futsal não permitem que as bolas cruzem três linhas antes de tocar o chão. O jogo será reiniciado se a bola bater na rede do teto, e será recomeçado no local onde ela tocou o teto. Se a bola bater na rede de perímetro, será declarada fora dos limites.

Penalidades

Cartões amarelos são dados aos jogadores que tentarem atacar outros jogadores, e isso resultará em uma penalidade de dois minutos. Um segundo cartão amarelo resultará na expulsão desse jogador. Se um jogador empurrar outro na parede do perímetro, ele receberá um cartão vermelho e será expulso do jogo. Para qualquer equipe que violar uma regra, será dada uma penalidade de cinco minutos, e uma audiência disciplinar poderá ser realizada no final do jogo.

eHow Brasil
×