Fatos da moda francesa

Escrito por lauren baluyo | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
  Fatos da moda francesa
Moda francesa é sinônimo de design e tecidos de luxo (couture image by reynald lassire from Fotolia.com)

Desde o século XVI, a França tem sido o centro da alta moda, com o design de roupas, sapatos e acessórios que exalam elegância e sofisticação. Desde os desenhos graciosos dos tempos das antigas cortes reais francesas, até as linhas modernas e elegantes, criadas por designers de moda francesa moderna, a moda francesa consegue reter seus toques de glamour e requinte do velho mundo, ao mesmo tempo em que incorpora estilos novos, através de abordagens inovadoras de design.

Outras pessoas estão lendo

História

Durante o reinado francês do rei Louis XIV, entre 1600 e o início de 1700, houve um aumento significativo do poder econômico do país, devido à proibição da importação de mercadorias provenientes de outros países. Ele encorajou as indústrias francesas a se tornarem as maiores produtoras de tecidos de luxo, como seda, rendas, fitas e outros têxteis finos e a exportá-los para toda a Europa. Como as indústrias de bens de luxo cresciam cada vez mais sobre o controle real, a moda francesa, consequentemente, ascendeu para uma posição de destaque e reconhecimento em escala mundial.

Identificação

A primeira imprensa de moda francesa foi desenvolvida por Jean Donneau de Visé, em meados de 1600, para anunciar e mostrar os estilos de vestuário usados por membros da corte real francesa. Em 1945, Helene Lazareff fundou a revista de moda francesa, Elle, que é uma das principais publicações de moda hoje. Além disso, a moda francesa é destaque durante as semanas de moda de Paris, que são realizadas em Fevereiro e Setembro.

Tipos

Existem três tipos principais de roupas na moda francesa: alta-costura, prêt-à-porter (conhecida como "pronta-para-uso") e lingerie. O termo fashion, alta-costura, refere-se ao vestuário de alta definição, feito sob medida. Alguns designers de alta-costura francesa incluem Chanel, Christian Dior e Louis Vuitton. Em 1966, o estilista francês Yves Saint Laurent revolucionou a indústria através da concepção de roupas prêt-à-porter, que foram fabricadas para distribuição em massa. A lingerie francesa inclui designs que incorporam vários tecidos delicados, feitos de renda, seda e/ou outros materiais finos.

Influência

Paris é a casa de uma das maiores indústrias têxteis do mundo, trabalhando com inúmeras casas de design de costura e instalações de produção. Portanto, os designers franceses continuam a experimentar com a moda, usando diferentes estilos e numerosos tipos de têxteis, enquanto iniciam novas tendências, que influenciam gerações futuras da indústria, bem como devotos da moda. O estilista francês Pierre Cardin, por exemplo, construiu uma carreira desenhando visuais futuristas para a indústria da moda de amanhã. Em 1966, ele criou a "Era Espacial", também conhecida como "Mod Fashion", que incluía saias na altura das coxas, vestidos com formas ousadas e geométricas, tops com recortes e designs com furos.

Invenções populares

As calças jeans se originaram em Languedoc-Rousillon, na cidade de Nîmes, na França. Curiosamente, o termo denim refere-se a "de Nîmes". Em seguida, calças jeans foram importadas para a Califórnia por Levi Strauss, para suprir os mineradores de ouro com calças resistentes. Além disso, o maiô de duas peças, também conhecido como "biquini", foi inventado pelos designers franceses Jacques Heim e Louis Réard em 1946 e foi vendido pela primeira vez em uma loja de praia em Cannes, França.

  Fatos da moda francesa
O biquini e jeans surgiram na França (bikini girl image by gajatz from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível