Fatos sobre os animais da floresta amazônica

Escrito por ashley mackenzie | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos sobre os animais da floresta amazônica
A onça-pintada chama a floresta amazônica de lar (jaguar image by Mat Hayward from Fotolia.com)

A floresta amazônica é o lar de milhões de espécies da vida selvagem, inclusive de alguns dos animais mais famosos do mundo. Cheia de sapos, macacos e grandes felinos, a Amazônia possui uma vasta gama de vida animal. No entanto, à medida que o meio ambiente se modifica com o desmatamento, a caça e o comércio ilegal de bichos de estimação, os animais da Amazônia ficam mais ameaçados, pois eles têm que lutar pela sobrevivência no seu habitat natural.

Outras pessoas estão lendo

Fatos rápidos

A floresta amazônica é o lar de 10% das espécies de plantas e animais conhecidas na Terra, de acordo com o World Wildlife Fund - WWF (Fundo Mundial de Vida Selvagem). Os animais da Amazônia incluem onças-pintadas, sapos venenosos, sucuris, piranhas, enguias elétricas, jacarés pretos, araras-vermelhas e guaribas. No entanto, Scott Wallace, da National Geographic, declara que desde os anos 60 o desmatamento reduziu a floresta amazônica em 20%, o que ameaça a sobrevivência de muitos desses animais.

Predadores

A onça-pintada é o maior felino da América e o terceiro maior do mundo, pesando mais de 130 quilos, do focinho ao rabo, e chegando a atingir um comprimento de mais de 2,50 m. Enquanto isso, o sapo-garimpeiro venenoso é um predador enganosamente pequeno, reconhecido pela pele brilhante que usa para intimidar em vez de camuflar-se, como outros sapos. Esta pele solta um veneno que paralisa ou mata os predadores. As sucuris, que crescem até 30 metros e pesam mais de 250 quilos, são tão grandes que se alimentam de porcos selvagens, jacarés e, às vezes, onças-pintadas, segundo a National Geographic.

Fatos sobre os animais da floresta amazônica
O sapo-garimpeiro venenoso é enganosamente pequeno (Poisonous frog, Ronario Frog Pond, Costa Rica image by Oren Sarid from Fotolia.com)

Outros animais

Muitas espécies famosas chamam a Amazônia de lar, tais como a arara-vermelha, conhecida por sua inteligência, plumagem brilhante e dedicação ao parceiro escolhido pela vida toda. Os animais da floresta tropical podem ouvir o chamado do guariba a quilômetros de distância, avisando-os para se afastarem. O jacaré preto, parente do crocodilo que existe desde a era dos dinossauros, tem o estômago mais ácido do mundo, sendo capaz de digerir qualquer refeição. Se ele perder um dente durante uma caçada, este volta a crescer.

Perigos

Caça e captura ilegal são perigos constantes para muitos animais da Amazônia. Tui De Roy, da National Wildlife Federation (Federação Nacional da Vida Selvagem), declara que no fim dos anos 80, caçadores capturavam jacarés pretos e exportavam um milhão de peles por ano. Desde então, proprietários de terras locais começaram a protegê-los. Enquanto isso, a beleza das araras-vermelhas inspirou alguns a capturá-las para tráfico ilegal de animais de estimação, o que ameaça a sua sobrevivência como animais silvestres. Mesmo que as onças pintadas sejam grandes felinos predadores, também são vítimas da caça ilegal, que ameaça a sua sobrevivência.

Fatos sobre os animais da floresta amazônica
Arara-vermelha presa no tráfico ilegal de animais de estimação (Macaw image by Wimbledon from Fotolia.com)

Futuro

Desmatamento e mudanças ambientais ameaçam a vida dos animais da floresta tropical. Em 2005, a Universidade de Leeds publicou um relatório feito por vários especialistas em geografia, que aponta que uma diminuição da precipitação de chuvas e outras mudanças atmosféricas poderiam prejudicar a floresta tropical e, com o tempo, transformá-la em um savana. Enquanto isso, o WWF estima que em 2030, mais da metade da floresta tropical amazônica poderá ter desaparecido se o desmatamento continuar na sua taxa atual, e tais mudanças deixariam os animais sem lar, o que os levaria à extinção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível