Fatos sobre a fotossíntese para crianças

Escrito por deanne whitmore | Traduzido por samuel silva
Fatos sobre a fotossíntese para crianças
Nenhuma planta cresceria sem fotossíntese (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A fotossíntese é uma grande palavra, mas, dividida em duas partes, é fácil identificar seu significado. Em grego, 'foto' significa luz, e "síntese" é produzir alguma coisa; assim, unindo ambas as palavras, "fotossíntese" é produzir algo através da luz. As plantas absorvem a energia do sol através de suas folhas e convertem-na em comida para si mesmas, o que é chamado de fotossíntese. Enquanto a planta receber dióxido de carbono do ar, água (geralmente do solo) e a luz do sol, ela tem o que precisa para sobreviver.

Folhas

Para que uma planta ou árvore seja submetida à fotossíntese, ela necessita de folhas. As folhas contêm tudo que é necessário para absorver os raios do sol e permitir que a fotossíntese ocorra. As folhas são como painéis solares minúsculos, todos apontados para o sol, absorvendo a sua energia e convertendo-a para a alimentação prática para a planta. As folhas absorvem as matérias-primas necessárias para a fotossíntese, o dióxido de carbono e a água, e, após o processo de fotossíntese, os produtos da fotossíntese, açúcar (glucose) e oxigênio, são liberados através das folhas.

Fatos sobre a fotossíntese para crianças
As folhas absorvem o sol (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Luz

Depois do dióxido de carbono e da água, a luz é o terceiro elemento necessário para o processo de fotossíntese. A luz viaja em ondas do sol, é absorvida na atmosfera da Terra e, com o tempo, atinge as plantas, dando a energia necessária para a fotossíntese.

Clorofila

A luz do sol é absorvida por pigmentos nas folhas chamados clorofila. A clorofila é a substância que pega a energia do sol e começa todo o processo de fotossíntese. Ela energiza os elétrons nas folhas usando comprimentos de onda específicos de luz do sol, permitindo a criação de glicose e oxigênio.

Fatos sobre a fotossíntese para crianças
A clorofila inicia o processo de fotossíntese (jirapol_photo/iStock/Getty Images)

Estágios

A fotossíntese ocorre em etapas. A água é recolhida a partir das raízes e transferida através da planta para as folhas; ao mesmo tempo, as folhas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera. Na etapa seguinte, as folhas capturam os raios do sol através dos pigmentos de clorofila e armazenam a energia para uso posterior. Com o tempo, o processo de fotossíntese converte a água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é usado como alimento para a planta e o oxigênio é liberado para a atmosfera através das folhas.

Fatos sobre a fotossíntese para crianças
As raízes das plantas coletam água para iniciar a fotossíntese (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível