Mais
×

Fatos sobre os gatos siameses brancos

Atualizado em 21 novembro, 2016

O gato siamês -- uma das raças mais populares e resistentes do mundo -- é descendente de uma raça albina, portanto, não é difícil encontrar na ninhada pelo menos um filhote branco albino puro. Contudo, a pelagem, a expectativa de vida e os olhos rosas não são diferentes dos siameses clássicos.

Os gatos siameses são, geralmente, completamente brancos quando nascem (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Origem

A origem exata da raça siamesa é desconhecida, mas esses animais são descritos em documentos datados por volta de 1350 a.C. Manuscritos da biblioteca nacional de Bangkok vindos da antiga Siam, capital da cidade de Ayudha, descrevem gatos de pelagem branca, olhos azuis e cauda, pés e orelhas pretas. Essa parece ser a descrição exata dos siameses, além do fato de exibirem olhos vermelhos brilhantes a noite, uma característica do siamês normal e dos albinos. Esses gatos eram adorados em Siam, e moravam em templos e lares da realeza.

Descrição

Os gatos siameses brancos são médios e esbeltos, chegando a pesar, em média, entre 4 e 6 kg. Possuem uma cabeça longa em formato de cunha com um suave focinho fino. As orelhas são grandes e triangulares, enquanto os olhos são grandes, com forma de amêndoas e, em geral, azuis ou rosas. O pescoço é longo e esbelto, assim como a cauda. Houve um tempo em que essa raça tinha problemas de estrabismo e de caudas torcidas, mas cruzamentos seletivos minimizaram essas imperfeições e agora são raras.

Pelagem

A raça siamesa possui pelagem curta e de textura fina. O pelo é sedoso e rente a pele, sendo descrito pela American Cat Fanciers Association (Associação dos Criadores de Gatos, em tradução livre) como se tivesse sido pintado nesta. Nos gatos brancos, a pelagem permanece dessa cor por toda a vida. Nos animais normais, as partes mais frias do corpo como as orelhas, cauda e pernas desenvolvem uma pelagem escura. Os que vivem em lugares de clima quente, apresentam uma coloração opaca.

Temperamento e saúde

Os gatos siameses brancos, como qualquer outra raça, podem apresentar temperamentos variados, de acordo com cada indivíduo, mas, em geral, não são agressivos. Normalmente são calmos, afetivos, inteligentes e leais, sendo boas escolhas de bichos de estimação. Podem se tornar ciumentos e rabugentos quando ignorados. Nos tempos pré-modernos, a raça era, em geral, saudável e vivia de 15 a 20 anos. Os gatos siameses modernos, por conta dos cruzamentos seletivos, desenvolveram um sistema imunológico fraco e, portanto, possuem uma expectativa de vida menor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article