Fatos sobre os gorilas de costas prateada

Escrito por danyel bierly | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos sobre os gorilas de costas prateada
Gorilla beringei beringei (silver back gorilla image by Michael Shake from Fotolia.com)

Gorilas de costas prateada também são referidos como gorilas das montanhas. Seu nome científico é Gorilla beringei beringei, de acordo com a Fundação Africana de Vida Selvagem. Esta espécie de gorila nem sequer era conhecida até 1902. Existem no mundo aproximadamente 650 gorilas de costas prateada.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os gorilas da montanha têm pelo preto comprido e possuem mais pelo do que outras subespécies, como o gorila das terras baixas ocidental. Sua pelagem grossa e peluda ajuda a mantê-los quentes em climas frios. Gorilas da montanha machos adultos são chamados de costas prateadas por causa da sela de pelos pratas presente em suas costas.

Fatos sobre os gorilas de costas prateada
Gorila de costas prateada (Gorilla image by Dawn from Fotolia.com)

Tamanho

Gorilas de costas prateada machos têm em média 1,8 m de altura, enquanto as fêmeas têm em média 1,5 m de altura. Os machos pesam cerca de 160 Kg, enquanto as fêmeas pesam aproximadamente 97 Kg. O gorila da montanha tem a forma atarracada, com um peito largo, braços musculosos, longos e os pés e as mãos largas.

Fatos sobre os gorilas de costas prateada
Gorilas das montanhas têm impressões digitais distintas uns dos outros (fingerprints image by dip from Fotolia.com)

Geografia

Existem duas populações de gorilas de costas prateada restantes dentro de quatro parques nacionais na África. Uma população de cerca de 340 gorilas da montanha vive dentro do Parque Nacional Impenetrável Bwindi. A outra população de cerca de 380 gorilas da montanha vive dentro de uma região montanhosa conhecida como Virungas. Os três parques nacionais dentro desta região são chamados de Parque Nacional de Gorilas de Mgahinga, Parque Nacional dos Vulcões e Parque Nacional Virunga.

Fatos sobre os gorilas de costas prateada
Habitat africano (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Características

Geralmente, gorilas de costas prateada são gentis e tímidos, apesar de sua força e poder. Gorilas da montanha vivem normalmente em grupos que possuem uma média de dois a 40 gorilas por grupo. Um gorila da montanha macho age como o líder alfa e todos os gorilas no grupo o respeitam. O líder de costas prateada delega onde comer, onde encontrar comida e onde dormir. O líder protege o grupo de predadores e costas prateadas de outros grupos. Os gorilas das montanhas são principalmente herbívoros.

Fatos sobre os gorilas de costas prateada
Os predadores de gorilas da montanha são os humanos e os leopardos (gorilla image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Considerações

Quando um grupo é atacado por predadores, como seres humanos, leopardos ou outros gorilas, o macho alfa dos gorilas de costas prateada vai proteger o grupo a ponto de sacrificar a sua própria vida.

Fatos sobre os gorilas de costas prateada
Nunca aponte ou encare um gorila da montanha (gorille(gorilla gorilla) image by nuno91 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível