Fatos sobre a cor dos olhos

Escrito por leonor crossley | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos sobre a cor dos olhos
A cor dos olhos é determinada pela combinação de genes (Leonor Crossley)

Qual será a cor dos olhos de um bebê que tem um dos pais com olhos de cor marrom e outro com olhos azuis? Perguntas como essa estão entre as primeiras a entrar na mente dos novos pais, mas a resposta não é tão simples. Tudo vem de um complexo sistema de genes que combinam-se de várias formas para determinar características como a cor de olhos e cabelos.

Outras pessoas estão lendo

Pigmentação

A íris contém o pigmento colorido que determina a cor dos olhos de uma pessoa. De acordo com AllAboutVision.com, muitos olhos de bebês mudam de cor conforme crescem. É comum o bebê nascer com olhos azuis e depois mudar para castanho em um período de 3 anos, pois o pigmento castanho (conhecido como melanina) torna-se presente bem depois. É incomum a melanina estar presente em recém nascidos.

Genética

De acordo com AllAboutVision.com, três genes contribuem para a cor dos olhos de uma pessoa. Algumas pesquisas têm reunido ampla informação sobre dois desses genes responsáveis pelas cores mais comuns, como verde, castanho e azul. Não houve pesquisas suficientes para explicar a ocorrência das cores menos comuns como cinza, avelã e outras misturas. A formação da cor do olho é uma questão científica complexa, que envolve múltiplas possibilidades de combinações dos genes recebidos de ambos os pais. De acordo com AllAboutVision.com, cada célula no corpo de uma pessoa é composta por 23 cromossomos da mãe e 23 cromossomos do pai, onde cada um deles passa à frente pares de genes por cada cromossomo.

Possibilidades

Uma pessoa pode ter olhos de cor diferente dos pais, mas uma criança geralmente tem olhos castanhos se os pais também os têm. Geralmente os genes presentes em olhos escuros sobrepõem-se à cor clara. Um gene castanho normalmente domina o gene verde, enquanto o gene verde domina o azul. Até mesmo essa teoria não é infalível. Uma criança não necessariamente tem olhos castanhos se um dos pais também o tiver e o outro tiver olhos azuis. É mais comum para uma criança com olhos azuis ter ambos os pais com olhos castanhos do que ela ter olhos castanhos com pais de olhos azuis, embora essa situação possa ocorrer. Também é possível ter olhos de cores diferentes. Isso pode ser causado por problemas na pigmentação, trauma, inflamação, desordem genética, sarda da íris ou síndrome de Horner.

Mudança na cor dos olhos

A cor do olho de uma pessoa pode mudar. A íris responde ao tamanho da pupila. Se a pupila aumenta, o pigmento se espalha, causando uma cor mais clara. Se a pupila fica menor, o pigmento é unido, causando uma cor mais escura. A idade é também um fator na mudança da cor dos olhos. O site AllAboutVision.com afirma que de 10 a 15% dos caucasianos passam por mudança na cor dos olhos (tanto escuro quanto claro) conforme vão envelhecendo. Se ocorrer uma mudança drástica de cor, consulte seu oftalmologista para ter certeza que não é por causa de alguma doença. As lentes de contato coloridas são certamente a única forma de mudar a cor dos olhos; no entanto, uma prescrição médica deve ser obtida para garantir o uso de lentes seguras.

Fatos interessantes

De acordo com o site EyeDoctorGuide.com, a cor de olhos predominante no mundo é o castanho. O guia também aponta que asiáticos, africanos e nativo americanos geralmente têm olhos pretos, enquanto europeus têm olhos cor de avelã (uma combinação de verde e castanho) ou azuis. Os olhos verdes são encontrados nos descendentes de alemães e eslavos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível