Fatos sobre roupas e penteados da Roma Antiga

Escrito por steve johnson | Traduzido por david pohl
Fatos sobre roupas e penteados da Roma Antiga
Roupas e penteados sempre desempenharam um papel importante na história (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Com a derrota dos Cartagineses em 146 a.C., a Roma Antiga estabeleceu um poderoso império que abrangia a Europe Oriental, o Oriente Médio e Norte da África. Forças militares romanas se espalharam pela região e, com elas, a cultura romana. A moda era uma parte importante desse povo, pois indicava o status e importância de uma pessoa em meio a sociedade.

Toga

Influenciados pela cultura grega, os líderes romanos determinavam que seus cidadãos homens vestissem toga em público durantes os primeiros anos da República Romana. Uma toga é um pedaço grande de tecido, medindo cerca de 3 x 2 m e feito de lã, amarrada rente ao corpo. Há diferentes tipos dessa peça, dependendo da ocasião e status da pessoa. O tipo mais comumente usado era uma toga totalmente branca chamada de "toga virilis", enquanto uma com franjas roxas era usada por líderes políticos e conselheiros chamada de "toga praetexta".

Túnica

A túnica era uma peça de roupa mais leve se comparada à toga e era comumente usada pelos romanos, de homens a mulheres, de escravos a oficiais. A variação principal residia na maneira que as túnicas eram vestidas. As túnicas de homens geralmente não tinham manga e chegavam até abaixo do joelho, enquanto as de mulher eram de manga comprida, geralmente cobrindo até seus pés. Cintos eram usados para prender a túnica em torno do corpo. Assim como a toga, as túnicas de líderes políticos ou altos membros da sociedade eram decoradas com bordas roxas. Geralmente a túnica era usada embaixo da toga, eventualmente superando a popularidade da toga derivada dos gregos.

Estolas

Havia poucas restrições quando se comparava a vestimenta de homens e mulheres. Mulheres casadas usavam trajes semelhantes a túnicas chamados de estolas. As estolas podiam ser feitas de qualquer cor, com ou sem mangas e embelezadas nas franjas, e costumavam ser usadas sobre túnicas longas e estilizadas com cintos, botões ou alfinetes.

Penteados

Assim como muito da cultura romana, os estilos de penteado também possuíam influência dos gregos. A tendência de se deixar a barba e cortar o cabelo curto começou com os gregos. O estilo masculino dos romanos era o básico corte curto, mas alguns também usavam perucas. Assim como hoje, o estilo do cabelo da mulher possuía uma grande variedade. Os visuais variavam desde um coque atrás ou no topo da cabeça, até a toucas complexas e enfeitadas com fitas, camadas, cachos e giros.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível