Mais
×

Fatos sobre a visão da águia

Atualizado em 17 abril, 2017

Se alguém disser que você tem olhos de águia, receba esse comentário como um elogio. Águias têm uma visão melhor que a dos humanos. Quando as águias estão voando, elas podem ver presas tão pequenas quanto coelhos. Estas aves podem ainda ver se eles estão tentando se camuflar no ambiente porque seus olhos podem enxergar cores que outros animais, inclusive os humanos, não conseguem.

Águias carecas podem olhar diretamente para o sol (Getty Images)

Olhos

Águias basicamente têm pequenas cabeças e grandes olhos; seus olhos são grandes, se comparados com as cabeças. Isso significa que a águia pode ver mais porque seu campo de visão é largo. Aves desta espécie podem sobrevoar e vigiar o terreno em busca de alimento. E têm ainda uma vantagem em relação aos humanos pelo fato de verem cinco cores básicas, ao contrário de nós, humanos, que vemos apenas três. O site da PBS nota que os humanos possuem 200.000 células fotossensíveis por milímetro quadrado de retina, enquanto as águias possuem mais ou menos um milhão de células no mesmo segmento de área.

Visão noturna deficiente

Raramente se vê uma águia caçando à noite porque elas não possuem uma boa visão noturna. O que as ajuda a ver mais cores durante o dia as prejudica à noite. Os cones são uma parte dos olhos que ajudam as águias a ver e distinguir melhor as cores. Os bastões são partes do olho que têm a ver com a luz. As águias possuem mais cones do que bastões.

Fóveas

As águias podem enxergar o que está à frente e nas laterais, graças às fóveas. O dicionário Oxford define a forma singular, fóvea, como "uma pequena depressão na retina do olho onde a acuidade visual é a mais alta". Os humanos possuem apenas uma fóvea e por isso, enxergam apenas para frente com uma visão periférica reduzida. As águias possuem mais que uma visão periférica. Elas podem olhar para objetos em suas laterais tão bem quanto os que estão na frente. Sua visão frontal e periférica se sobrepõe. Elas não conseguem mover os olhos, como as pessoas, mas possuem uma forma de compensar esse problema. Elas podem rotacionar suas cabeças em uma volta circular quase completa, podendo realizar giros de até mais ou menos 270º.

Miscelânea

Algumas águias, como a águia careca, mudam a cor dos seus olhos ao longo de suas vidas. As águias bebês possuem olhos castanhos, e posteriormente, quando elas se tornam adultas, eles ficam amarelos. Elas possuem duas pálpebras, que servem para vários fins. Um deles é proteger os olhos das águias bebês enquanto se alimentam. A pálpebra interna é transparente e também ajuda a umedecer e proteger os olhos contra detritos. Quando as águias dormem, elas fecham os olhos, como os humanos. Enquanto as pessoas não deveriam olhar diretamente para o sol, as águias carecas conseguem, graças às suas segundas pálpebras e sobrancelhas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article