Fazendo do seu apartamento uma casa

Escrito por shannon philpott Google | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Só porque você esta alugando, não significa que você deve sacrificar seu estilo.

Fazendo do seu apartamento uma casa
Personalizar um apartamento começa com a avaliação do lugar. (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Um tapete ousado traz um grande aspecto de design para um quarto enquanto você também dá uma atualizada e um ar fresco ao andar.

— Bryan Keith, designer de interiores de Nova Iorque

Mudar para um apartamento novo pode ser uma aventura, mas pode também te fazer sentir limitado, já que muitos arrendamentos barram qualquer mudança grande de estilo. Apesar de você não possuir a propriedade e não poder fazer reformas drásticas, não significa que você não possa se sentir em casa -- e você não precisa de brocas, parafusos para brocas, e martelos para fazer isso acontecer.

Avaliando o lugar

Todo projeto de decoração deve começar com uma avaliação do lugar. Pense primeiro em como o lugar será usado. Kelley Proxmine, designer de interiores de Maryland, sugere que moradores de apartamentos considerem o fato de combinar espaços. Por exemplo, é possível incorporar um lugar para jantar na sala ou até mesmo dobrar a área da sala como um quarto de visitas? "Se este é o caso, um sofá cama seria uma boa ideia", diz Proxmine. Se a mesa da sala de jantar será usada como mesa de escritório e de refeições, Proxmine sugere uma mesa dobrável para usar menos espaço.

Avalie o chão para escolher o tamanho certo quanto à mobília. Proxmine adverte que devemos ficar longe de peças grandes. "imagine que mobílias existentes podem ser usadas no espaço, lembrando que uma mesa que foi usada em um quarto grande pode ficar bem no corredor do novo apartamento," ela disse.

Além das dimensões de espaço de cada quarto, considere o que seu senhorio irá pensar. Pintar é uma opção? Cheque o arrendamento para evitar taxas futuras. Você pode trocar o piso? Tenha a permissão necessária primeiro. E que tal pendurar fotos nas paredes internas? Discuta as opções com o agente de arrendamento antes que o suporte de parede esteja no lugar.

E por ultimo, visualize o resultado desejado e imagine seu lugar dos sonhos antes de começar.

Alinhando espaços pequenos

Espaço é geralmente o maior desafio para quem vive em um apartamento. Limpe a bagunça com uma decoração que economize espaço e que também faça com que cada quarto pareça acolhedor e receptivo.

Bancadas livres de bagunça são um componente importante de uma cozinha de apartamento organizada, diz a organizadora profissional Stacy Platt da "DwellWell". “Um bem de imóvel é uma mercadoria popular e deve ser reservado para que tenha itens usados frequentemente como decoração,” diz Platt.

Libere espaço no balcão da cozinha usando espaços inutilizados na parede, armários no balcão da cozinha e até mesmo o teto. Compre aparelhos dois em um, organize aparelhos em gabinetes e instale um kit de facas ou barras de aço com ganchos em S para pendurar um suporte de temperos ou utensílios. "Mesmo cantos vazios ou estranhos podem ser usados.", diz Platt.

"Equipe eles com mobília fina que é mais vantajosa em espaços verticais."

Jeff Akseizer do grupo Akseizer Design de Virginia recomenda mobília multiuso para ajudar a liberar a bagunça de espaços utilizados. Adicione um banco para duas pessoas para ter assentos confortáveis na sala de estar com a parte de cima mais alta para que você tenha mais espaço para armazenamento. Disfarce prateleiras ajustáveis com cortinas drapeadas de um lado a outro da parede para um design decorativo prático e multifuncional, diz Akseizer. Vasos altos com pedras no topo e pequenas caixas de madeira artificial também ajudam a dar um ar natural a qualquer quarto enquanto serve como um pequeno espaço de armazenamento. Até mesmo uma cocha com abas pode criar uma solução de armazenamento eficaz embaixo de sua cama se a mobília do seu quarto não tem gavetas de armazenamento embutidas.

Caprichando na decoração

Só porque o espaço utilizável em um apartamento pode ser menor que uma casa, não significa que a decoração deve ser afetada. Considerando que as paredes serão brancas ou quase brancas, Proxmire recomenda adicionar cor à sala de estar incorporando mobílias estofadas, especialmente um sofá posicionado contra a parede. Ornamentos na também darão um ar fashion à um espaço pequeno. "Apesar de ser alugado, pode ser ideal que as janelas tenham um tipo de decoração -- mesmo que elas sejam como painéis fixos que não fecham. Ele apenas precisa da amabilidade de toques finais como estes,” diz Proxmire.

Uma das técnicas de decoração mais fáceis e baratas que fazem com que um apartamento pareça um lar é pendurar quadros com fotos, diz Bryan Keith, um designer de interiores de Nova Iorque. "Em meu atual apartamento, eu tenho três grupos de quatro fotos, de 28cm por 25cm, colocadas em uma moldura de 46cm por 50cm com tecido de esteira", diz Keith. "Cada grupo conta uma história e chama atenção na parede".

Busque por tapetes e lâmpadas para montar um quarto. "Um tapete ousado traz um grande aspecto de design a um quarto enquanto dá um ar fresco e atualizado ao chão", diz Keith. "Lâmpadas dos anos 50 e 60 também estão na moda novamente -- elas são modernas e geralmente grandes."

E não esqueça uma decoração pequena pode ter um grande impacto em suas visitas. Cathy Hobbs, fundadora da firma de design "Design Recipes", sugere enfeitar itens frequentemente usados em cada quarto. Crie arranjos de flores simples ou algumas rosas em um vaso para colocar na mesa da cozinha, forneça às visitas toalhas de mão de papel bonitas para serem usadas no banheiro, ou acenda algumas velas para ambientar o local.

Adicione cor a decoração de sua cozinha mostrando itens que você já tem. "Fazer camadas com café moído e grãos de café em um jarro de vidro transparente na cozinha vai imediatamente enfeitar a área e dar ao espaço um ar confortável e um aroma delicioso," diz Hobbs.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível