Fazendo aulas de catequese divertidas para crianças

Escrito por scott damon | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fazendo aulas de catequese divertidas para crianças
Catequese ocorre entre as idades de 7 a 17 anos nos Estados Unidos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Aulas de catequese ensinam aos jovens que ainda não são membros crismados da Igreja Católica Romana sobre a sua fé. Muitas vezes, essas aulas ocorrem fora da escola, no período noturno ou nos fins de semana, quando os jovens estariam fazendo outras coisas. Descobrir um jeito de fazer essas aulas divertidas não só deixa os jovens envolvidos como também os ajuda a aprender sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

Outras pessoas estão lendo

Sala de recreação

Se sua igreja tem uma sala de recreação, organize a aula nesse espaço. Antes ou depois da aula, convide os alunos para brincarem nos jogos e brinquedos da sala. Mesas de ping-pong, sinuca, alvos para dardo e até mesmo videogames são exemplos de atividades que podem estar disponíveis. Atividades recreativas também podem ser oferecidas como uma recompensa para os alunos que prestam atenção e participam das aulas. A ideia é fazer a aula de catequese fora do comum e oferecer outros atrativos aos jovens.

Comidas e bebidas

Muitas escolas não permitem que os alunos tomem bebidas ou comam durante a aula a não ser água. Em vez de desestimular os lanches, integre-os à aula. Separe um tempo para o lanche ou deixe que os alunos comam e bebam quietamente durante as aulas. Além disso, planeje noites de comidas especiais em que todo mundo se reúna e peça comidas como pizza e lanches. Outra ideia é designar toda semana duas pessoas para trazerem lanches para a aula, como cookies, cupcakes ou brownies.

Noite de filmes

Em vez de gastar tempo lendo o livro de catequese, encontre a mesma lição em um filme. "Os dez mandamentos", "A paixão de cristo" e "A arca de noé" são exemplos de filmes que trazem aspectos da religião Católica. Crie perguntas sobre certos personagens e temas religiosos para o grupo discutir após o filme. Como os filmes são longos, dê uma aula normal na primeira metade do tempo e passe trechos do filme para os alunos na outra metade.

Jogos

Integre ao seu plano de aula um jogo. Por exemplo, se você planeja uma aula sobre a Última Ceia, crie um jogo de bingo no qual cada quadrado envolve alguém que participa da história. Jesus e os apóstolos são exemplos de personagens principais para colocar na cartela. Herodes, os romanos e Maria Madalena são personagens adicionais que também podem ser usados. Entregue as cartelas para todos e, em seguida, tire o nomes dos personagens de um saco. Antes dos estudantes poderem riscar o nome do personagem em sua cartela, eles devem falar sobre aquela figura histórica. Outras ideias são incorporar caça palavras nas aulas, nos quais os alunos competem uns com os outros por pontos. Aquele com mais pontos será o vencedor. Oferecer pequenos prêmios como um brinde na lanchonete ou um ingresso para o cinema para os vencedores deixa os jovens mais envolvidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível