Fazendo o discurso de apresentação de um funcionário

Escrito por d. laverne o'neal | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fazendo o discurso de apresentação de um funcionário
Planeje previamente e com cuidado o discurso de apresentação de um funcionário (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Apresentar um funcionário para uma empresa ou organização em uma reunião é uma excelente oportunidade para elogiar o trabalho da pessoa em questão. Se ele pedir para que você faça o discurso introdutório, considere-se honrado. Se durante uma reunião em outro departamento ou empresa, você optar por apresentar um funcionário que seja novo ou altamente valorizado pela sua área, escolha a linguagem com cuidado para elogiá-lo adequadamente, sem criar um clima de favoritismo dentro da empresa ou departamento. Você também deve tomar cuidado para evitar constrangê-lo com elogios em excesso ou histórias inadequadas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Planeje as suas observações, apresentar um funcionário não é a hora para improvisar. Um discurso bem preparado ajuda a eliminar o nervosismo e garante que você vai ser elogioso o suficiente para atender a ocasião, mas sem incomodar outros funcionários ou convidados. Considere quais características profissionais ou pessoais você quer destacar ou enfatizar em seu discurso. Escolher de dois a três fatores é uma boa regra. Encontre uma linguagem que seja positiva mas neutra o suficiente para acabar com as suspeitas de favoritismo.

  2. 2

    Informe o conteúdo do discurso ao funcionário. Claro, isso reduzirá o elemento surpresa, mas a sensibilidade é um fator crítico. Os funcionários podem ser sensíveis de maneiras surpreendentes. Contar piadas inesperadas, que seu funcionário considere de mau gosto, pode significar um desastre em seu relacionamento profissional com ele. Precisão nos discursos pessoais também é importante. Deixe o funcionário rever ao menos a essência do que você pretende dizer e o dê a chance de corrigir ou inserir dados biográficos, como o ano da graduação ou a data de início na empresa.

  3. 3

    Pergunte ao funcionário qual a melhor forma de apresentá-lo. Para alguns, o ato de simplesmente ficar em pé para ouvir o reconhecimento do seu trabalho pode ser enervante. Nesse caso, simplesmente apontante para ele dentro da sala de conferências ou auditório. Se você está apresentando um funcionário que também fará um discurso em seguida, faça com que os ouvintes entendam quem ele é, enquanto ele se aproxima do púlpito ou palco.

  4. 4

    Pratique e marque a duração do discurso. Saiba quanto tempo leva para fazê-lo e reduza-o de acordo com o tempo previsto, se necessário.

  5. 5

    Mantenha-se dentro do planejado. Por mais tentador que seja improvisar com histórias aparentemente inteligentes sobre a estranheza da entrevista de emprego, por exemplo, não fuja dos comentários previamente planejados. O funcionário - bem como o cronometrista evento - irá agradecer. Mantenha sua expressão facial e tom de voz otimista e positiva enquanto fala, para evitar o envio de mensagens contraditórias. Resumindo, discurse de forma a direcionar sentimentos afetuosos ao funcionário, levando o público a enxergar suas qualidades positivas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível