Fazendo estatuetas com argila para esculpir

Escrito por shannon leigh o'neil | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fazendo estatuetas com argila para esculpir
A argila de polímeros é um composto versátil e popular para se fazer estatuetas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os artistas têm usado argila para esculpir estatuetas desde o século V a.C, quando usavam substâncias naturalmente flexíveis para fazer totens de fertilidade para rituais pré-históricos. Com o avanço da tecnologia nos plásticos, os artistas agora podem encontrar materiais sofisticados para modelagem, como argila de polímeros ou compostos à base de óleo para esculpir estatuetas realistas ou abstratas. Diferentes compostos para modelar oferecem benefícios distintos, relacionados à velocidade da secagem, possibilidade de serem pintados, maleabilidade e facilidade de uso, para seus projetos.

Outras pessoas estão lendo

Endurecimento da argila

Fazer estatuetas com argila que endurece envolve secagem ao ar livre ou assar os objetos em um forno convencional, ao invés da queima no forno de cerâmica. Como esse último método envolve equipamento especial e calor muito alto, ele é reservado exclusivamente para a cerâmica. O endurecimento de argila mais simples é aquele usado em projetos domésticos e escolares, que ocorre ao ar livre, mas é menos durável que a argila assada. Um exemplo de argila que endurece ao ar livre é a argila natural da terra, enquanto que as de polímero devem ser assadas. Depois que a argila endurece, você pode pintar suas estatuetas com tinta acrílica ou têmpera.

Argila que não endurece

Esculpir estatuetas com argila que não endurece proporciona mais flexibilidade para modelar e remodelar suas estatuetas. É a escolha ideal se você quiser animar os objetos usando vídeo ou fotografia com lapso de tempo. Como esse tipo de argila não seca, ela é mais frágil pra se fazer estatuetas. Os compostos que fazem com que ela não endureça contêm argila misturada com óleo, cera ou resina como base. Observe que você não pode pintar ou fazer acabamento na estatueta se usar esse tipo de argila.

Ferramentas para esculpir

As ferramentas profissionais para esculpir não são necessárias para modelar estatuetas, mas melhorarão os detalhes e a aparência de suas criações. As facas ou lâminas para esculpir, que se parecem com bisturis ou facas de utilidades, respectivamente, irão ajudá-lo a dividir placas de argila em pedaços menores e fazer cortes nítidos para remover o excesso de material. Ferramentas com fios nas extremidades, que parecem canetas com cabos na extremidade, são úteis para raspagem textural. As agulhas de costura são ideais para fazer linhas precisas e adicionar mais detalhes aos seu trabalho.

Armação

Uma técnica importante para se esculpir estatuetas e usar armações internas. Você pode fazê-las facilmente com arame e papel alumínio. Como um esqueleto, a armação dá suporte às partes de sua escultura que precisam de reforço. Estenda os arames de uma armadura para fixar sua estatueta em uma base de exposição. As armações de papel alumínio, especialmente em grandes estatuetas, reduzem a quantidade de argila necessária para fortificar o objeto. Para criar uma ligação segura entre o metal e a argila, aplique uma camada de cola de acetado de polivinil (PVA) e deixe secar antes de aplicar a argila.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível