Mais
×

O que está fazendo com que as folhas de minha laranjeira fiquem enroladas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Laranjeiras não somente produzem frutas deliciosas, mas são também belos elementos paisagísticos em um jardim. Infelizmente, elas podem se tornar vítima de pragas ou tornar-se infectadas por fungos, fazendo com que suas folhas se tornem enroladas. A identificação adequada do problema é crítica para o tratamento das folhas com os produtos corretos.

Fungos, pragas e a rega excessiva estão entre as causas do enrolamento de folhas de árvores cítricas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Identificação

Examine suas plantas em busca de folhas enroladas ficando especialmente atento nos meses da primavera e do verão. Doenças fúngicas geralmente propagam-se na primavera, enquanto a proliferação de pragas ocorrem geralmente durante o verão. Climas quentes e úmidos geralmente caracterizam épocas de propagação de fungos, cujos esporos podem passar o inverno em dormência e emergir quando as condições forem propícias ao desenvolvimento. Climas quentes também são ideais para insetos indesejados, os quais podem passar o inverno em um estado de dormência para então se reproduzir no verão.

Danos causados pelo minador-dos-citros

Estes animais, de nome científico Phyllocnistis citrella, são mariposas que vivem e fazem a postura dos ovos na superfície abaxial de folhas de cítricos. Quando os ovos eclodem, os insetos juvenis devoram rapidamente as folhas, criando característicos caminhos meandrantes, ou minas. Laranjeiras com mais de 4 anos de idade são as mais propensas a sofrerem os danos de minadores, mas raramente morrem por isso. De acordo com a Universidade da Califórnia, EUA, mesmo infestações pesadas não resultam na morte da árvore. No entanto, as feridas criadas tornam as plantas mais suscetíveis a infecções bacterianas.

Mosca-branca

Estes insetos são pragas de cítricos, fazendo a postura dos ovos em laranjeiras. Bem como no caso dos minadores, as larvas destes animais se alimentam dos nutrientes das folhas; adicionalmente, estes insetos podem ser acompanhados da presença de fumagina, uma doença fúngica encorajada a estabelecer-se pelas excretas destes animais. Formigas podem também ser avistadas ao redor de folhas afetadas por estes insetos, igualmente atraídas por suas excretas. Encontrar quaisquer destes três organismos pode lhe aproximar da causa para o enrolamento das folhas de suas laranjeiras.

Cancros de plantas cítricas

Esta doença tem origem fúngica, podendo causar a descoloração e o enrolamento das folhas de suas árvores. O inchaço nos galhos e ramos onde se avistam folhas enroladas são bons indicadores da presença de fungos patogênicos, e o tratamento geralmente inclui a poda para remoção dos cancros e a aplicação de fungicidas.

Práticas culturais

Práticas inapropriadas podem também causar o enrolamento das folhas de laranjeiras; a rega excessiva é uma das causas do surgimento desta condição. Se as folhas das árvores estiverem curvando-se para dentro, é preciso tomar cuidado a respeito da frequência e intensidade das regas. Irrigadores que emitem grandes quantidades de água podem tornar o quadro ainda pior, bem como o esse devido a climas muito quentes. Recomenda-se regar as plantas manualmente até que as folhas não se apresentem enroladas ao invés de continuar usando sistemas de irrigação, pois desse modo é mais fácil controlar o volume de água empregado nas regas. O excesso de fertilizantes nitrogenados pode atrair pragas como pulgões, e como o nitrogênio estimula o crescimento acelerado na primavera, pulgões podem se tornar atraídos pela árvore. Recomenda-se seguir à risca as instruções de aplicação do produto em mãos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article