Mais
×

Febendazol e prenhez

Febendazol é uma medicação usada em animais para matar vários tipos de vermes. Eles são seguros para animais prenhas. Ele está disponível como febendazol genérico ou nas marcas comerciais Panacur e Safe-Guard. Não é para uso em humanos. O medicamento é aprovado pela "U.S. Food and Drug Administration" apenas para o uso em cães; os veterinários frequentemente o prescrevem para roedores, répteis, pássaros e gatos.

Febendazol é seguro para cães com pelo menos 40 dias de gravidez (mother dog with puppy image by Phaedra Wilkinson from Fotolia.com)

Dosagem

A dose é baseada de acordo com o peso do cão ou gato: 50 mg por kg. Já que outros tipos de animais, como camundongos ou hamsters, frequentemente pesam menos que 500 g, o veterinário precisará determinar a dosagem para cada animal individualmente.

Período

As cadelas prenhas devem tomar febendazol por três dias seguidos depois do quadragésimo dia de gestação. Você pode dá-lo depois de duas semanas do nascimento dos filhotes. Também poderá dá-lo por três dias seguidos para outras espécies de mamíferos prenhas, como roedores ou gatos, quando elas estiverem com a gestação avançada. Sempre consulte um veterinário antes de dar qualquer medicação a um animal durante a gravidez.

Significância

As lombrigas passam de uma gata ou cadela prenha à sua prole quando eles estão se desenvolvendo em seu útero ou quando estão amamentando. Cadelas e gatas adultas são frequentemente imunes à lombriga, mas os filhotes ainda não tem essa imunidade e estão vulneráveis a infecções antes e imediatamente depois do nascimento. Se a cadela ou gata prenha não tem sido regularmente infectada, então febendazol é uma maneira segura para matar as lombrigas.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum ao febendazol é náusea e vômito. Para prevenir isso, dê o medicamento com alimento. Embora disponível em suspensão oral e pasta, a forma granulada pulverizada sobre a comida pode ser a maneira mais fácil para dar às gatas e cadelas prenhas. Se o animal continua vomitando, a dose provavelmente está muito alta, de acordo com "The Pet Book Guide to Medication for Your Dog and Cat"; contate seu veterinário imediatamente. Outro efeito colateral comum é observar vermes mortos no ambiente do animal, mas não é preciso chamar o veterinário por isso.

Avisos

O febendazol é classificado como benzimidazol, um tipo de vermífugo que pode matar uma variedade de parasitas. Outro benzimidazol usado na medicina veterinária é o tiabendazol. Se o seu animal é alérgico a qualquer benzimidazol, ele não deve tomar febendazol. Reações alérgicas são inconfundíveis e podem incluir convulsões ou dificuldade de respiração. Contate um veterinário imediatamente se qualquer animal em tratamento com febendazol apresentar esses sintomas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article