Mais
×

O que é feedback tátil?

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode estar familiarizado com o "feedback tátil", mas não o reconhece pelo nome, ou até mesmo como ele realmente funciona. Feedback tátil refere-se à tecnologia incorporada em alguns aparelhos eletrônicos que operam com o "touch", sensações de toque. Se você tem um celular "touch-screen", é mais provável que experimente o feedback tátil todos os dias.

Feedback tátil dá uma sensação semelhante daquelas que sentimos ao pressionar teclas reais (Staying in Touch image by Kathy D from Fotolia.com)

Denifição

Mecanismos de feedback tátil respondem ao toque, simulando a sensação tátil. A resposta é obtida através da utilização de vibrações sutis e texturizadas. O feedback tátil, no entanto, não interfere com a operação do dispositivo em si.

Como funciona

Um atuador, um dispositivo pequeno que produz movimentos, causa a vibração em equipamentos com feedback tátil. O software conhecido como o reprodutor tátil controla a intensidade que o atuador vibra e quando o faz.

Implementações

Muitos celulares "touch-screen" fornecem feedback tátil para que os usuários saibam quando eles pressionam algo na tela. O feedback tátil também ajuda ao digitar, já que a maioria das pessoas está acostumada com respostas ao pressionar teclas (físicas). Alguns controles de jogos também usam o feedback tátil para melhorar a interação dos jogadores com o videogame.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article