on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como é feita a extração do gás natural?

O gás natural é extraído de maneira muito semelhante à do petróleo (http://www.netl.doe.gov)

Introdução

O gás natural pouco a pouco acelerou sua popularidade em relação a outras fontes de energia residencial, como o óleo ou a eletricidade. Isso se deve, em grande parte, ao número de gasodutos que estão sendo construídos para fornecer energia a numerosos desenvolvimentos residenciais recentes, assim como a muitos dos já existentes nas vizinhanças. São muitos os seus benefícios, sendo o mais importante a sua queima limpa, embora o seu processo de extração seja semelhante ao de outros combustíveis fósseis não tão limpos.

Loading...

De onde vem

O gás natural pode vir de depósitos exclusivos ou muitas vezes também está presente onde existem depósitos naturais de petróleo. Mas as minas que contêm somente gás natural são muito mais benéficas, pois tendem a ter um suprimento de duração mais prolongada do produto.

Tipos de depósitos de gás

O gás natural é extraído de maneira muito semelhante à do petróleo. Primeiro, usa-se uma grande peça do equipamento de perfuração para penetrar em solo e rochas até alcançar o depósito de gás natural. Segundo o site americano Natural Gas, existem dois tipos diferentes de depósitos de gás natural, o profundo e o convencional. Embora o gás convencional geralmente esteja mais próximo à superfície e facilmente acessível por meio de brocas comuns, a maior parte dos depósitos profundos de gás localiza-se profundamente na crosta terrestre. Alguns deles podem atingir até 4.600 metros abaixo da superfície do solo. Isso torna esses depósitos mais caros no mercado devido ao trabalho extra necessário para acessá-los.

O processo

Depois de alcançado o depósito de gás natural, a temperatura em seu interior é baixada o suficiente para deixá-lo em seu estado líquido — isso é feito com nitrogênio líquido. Em seguida, o gás natural líquido é transportado para a superfície por meio de bombas, onde poderá ser armazenado em grandes tanques ou transportado para onde for necessário.

Conversão em eletricidade

Quando o gás natural é usado para abastecer casas e empresas, ele segue de um gasoduto para um queimador. A chama no queimador ativa o gás que será convertido em calor. Esse calor é então usado para ferver água, a qual libera vapor. O vapor é acumulado lentamente sob pressão até ser subitamente liberado. Então a pressão do vapor é liberada. Essa pressão passa por uma turbina, fazendo-a girar. A turbina está ligada a um gerador que, por sua vez, entra em rotação quando a turbina gira. A rotação do gerador cria a eletricidade. Essa eletricidade é então usada para dar energia a casas e empresas. Isso é feito sem liberar gases prejudiciais do efeito estufa ou outras substâncias tóxicas que podem afetar o ambiente.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...