Do que é feita a roupa de um bombeiro

Escrito por ryn gargulinski | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Do que é feita a roupa de um bombeiro
Os bombeiros vestem roupas especiais (Photo by Ryn Gargulinski)

Os bombeiros não entram em um prédio em chamas usando qualquer tipo de suéter comum. Suas roupas especiais são criadas a partir de uma combinação própria de materiais que não queimam, derretem e nem ficam escaldados, permitindo-lhes permanecer seguros o suficiente para fazer seu trabalho. Embora não se saiba se os bombeiros em alguma época já chegaram a usar roupas comuns, sabe-se que essa combinação especial de materiais não existia até uma grande empresa química ser criada na segunda metade do século XX.

Outras pessoas estão lendo

Características

Os principais componentes na maioria das roupas de bombeiro são Kevlar e Nomex, dois tecidos criados pela gigante química DuPont em 1960. Muitas empresas de vestuário de proteção usam uma mistura dos dois tecidos, ao passo que outras se concentram mais no Nomex, que é resistente à chama. O Nomex é o tecido que proporciona a resistência ao calor e ao fogo, enquanto o Kevlar adiciona conforto, flexibilidade e permite que o tecido respire.

História

O Kevlar, uma marca protegida por direitos autorais, foi criado pela DuPont em 1965 por cientistas especializados na criação de polímeros cristalinos. O Nomex, outra marca protegida por direitos autorais, foi criado pela DuPont e entrou em cena em 1967. Ele é conhecido por ser uma fibra resistente ao fogo e à prova de derretimento.

Função

O Kevlar é leve, durável, flexível e usado em tudo, desde interiores de veículos a roupas esportivas para atletas olímpicos. O Kevlar também tem sido usado em veículos, casas e ajuda na hora do pouso de naves espaciais em Marte, embora não esteja claro como o tecido assume essas funções específicas. O Nomex é usado para o isolamento de fios, apoio de estruturas e em uma variedade de roupas de proteção usadas no serviço militar. Ele também é usado por trabalhadores industriais e e pode ser encontrado no caminhão dos bombeiros.

Tipos

Existe uma grande variedade de roupas de bombeiro feita de Kevlar e Nomex, suficiente para encher um armário várias vezes. Dentre as roupas feitas a partir desses materiais estão calças, camisas, macacões de corpo inteiro e casacos. As botas são muitas vezes feitas de um couro retardador de fogo e costuradas com fio de Kevlar ou com borracha pesada​​. As luvas podem ser feitas de um couro macio, mas também são costuradas com fios de Kevlar e, por vezes, incluem uma proteção feita a partir de Nomex. Os capacetes são feitos de um plástico grosso, resistente ao calor e muitas vezes incluem Kevlar ou Nomex para a proteção das orelhas.

Benefícios

Além de ser leve e flexível, o Kevlar aumenta a durabilidade das roupas, assim como a sua resistência contra rasgos e arranhões. Ele é cinco vezes mais forte do que o aço, se comparado à mesma quantidade desse metal. O Nomex faz maravilhas porque carboniza e engrossa quando fica extremamente quente. Assim, ele cria uma barreira entre o bombeiro e o fogo e protege a pele de queimaduras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível