Como são feitas as meias de algodão

Fábricação de meias de algodão

Street Vendor Selling Socks, c.1913, U.S. Library of Congress

A fabricação de meias de algodão a mão ou em escala comercial é basicamente o mesmo processo. O fio é escolhido de acordo com o uso das meias. O mais delicado é escolhido para meias sociais; já o mais rústico e grosso é usado para meias esportivas. São tricotadas em agulhas circulares. Os cilindros das tricoteiras comerciais são programados para criarem estampas, usando vários fios, em uma rápida rajada de fios que são alimentados em centenas de agulhas individuais nas máquinas. As agulhas usadas na seção do cano da meia é geralmente mais larga que as usadas nos dedos, calcanhares e topo da meia. Enquanto máquinas tricotam uma meia a cada minuto, fazê-las a mão pode levar dias de trabalho para uma criação mais elaborada.

Tricotar

Costurar

Artesãos podem deixar o calcanhar ou a parte de trás do cano aberta para costurar após completar a meia. Companhias comerciais usam mão de obra humana para fazer a costura sobre os dedos e na sola da meia. Esteiras transportam as meias rapidamente ao longo da linha de produção enquanto operadoras de máquinas pegam a entrega e rapidamente usam uma máquina serger para finalizar tanto a costura do topo quanto a de baixo, de forma que não se solte, aumentando a vida útil da meia. As serger também arrematam o fio de forma que a linha restante não se enrole no interior da meia.

Lavar e dar forma

O próximo passo na produção comercial de meias é lavá-las e tingi-las. A produção caseira geralmente pula esse passo, pois o artesão escolhe uma linha que já tenha sido comercialmente tingida, mas ambos os processos usam vapor para criar uma meia com um caimento de qualidade. A produção comercial chama esse processo de "embarcar" enquanto os artesãos conhecem por "blocagem". Ambos os processos usam uma pequena quantidade de água para umedecer e distender a meia para que adquira a forma de um pé. Formas comerciais possuem tamanhos para garantir que a meia tenha um formato uniforme. Já na produção doméstica, é preciso medir a meia para verificar se atingiu determinado tamanho. Os pares precisam combinar e alguns artesãos precisam adequar cada pé manualmente. Linhas comerciais automaticamente ajustam as meias, já que são formadas em fôrmas de metal padronizadas. Nas casas, o processo geralmente é feito em uma superfície plana.

Empacotar

Uma vez que a meia comercial esteja com seu par, é dobrada. Isso é geralmente feito por um trabalho manual. A meia então é colocada em seu pacote de varejo. Isso pode ser uma embalagem plástica ou a simples inserção de uma etiqueta com cabide para uso na loja. O empacotamento em embalagens grandes é feito mecanicamente por maquinários programados para lidar com milhares de pares por dia.

eHow Brasil
×