De que são feitas as tampas de garrafa

Escrito por nina hughes | Traduzido por cassie cakes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
De que são feitas as tampas de garrafa
Tampas de garrafa de refrigerante (BOTTLE CAPS image by SKYDIVECOP from Fotolia.com)

Tampas de garrafa existem desde 1800. A primeira patente foi criada em 1892 por William Painter. As primeiras tampas exigiam que se utilizasse um abridor de garrafas. Tampas são usadas ​​para evitar que as bebidas estraguem. Elas são utilizadas em vários tipos de garrafas e feitas de diversos materiais.

Materiais em tampas de garrafas

O tipo mais comum de tampa de garrafa é a de plástico. Tampas de garrafas plásticas são feitas de polietileno tereftalato. Esta é uma resina de polímero termoplástico que faz parte da família de poliéster. Este tipo de plástico é amplamente usado em recipientes para bebidas e alimentos. Dependendo do método de processamento, este material pode ser transparente, opaco ou branco. Este tipo de plástico é, geralmente, abreviado como PET. É um plástico diferente daquele com que é feito a garrafa. Tampas de metal são feitas de aço.

De que são feitas as tampas de garrafa
Tampas de metal (bottle caps image by Christopher Walker from Fotolia.com)

Como as tampas são feitas

As tampas de plástico são criadas por moldagem injetada. Os ingredientes do plástico são postos em uma máquina que os aquece e mistura e, então, injetados na cavidade de um molde. Na cavidade do molde, a mistura esfria e endurece no formato do molde. Tampas de metal são moldadas com uma máquina que cria as curvas ao longo das bordas. Algumas tampas metálicas possuem sobre si um revestimento plástico adicional.

Características

A maioria das tampas de garrafas têm logotipos da empresa impressos. Tampas de plástico são usadas ​​em garrafas de plástico e tampas de metal em garrafas de vidro. Geralmente são feitas ranhuras no interior das tampas de rosca. Tampas de metal antigas exigem um abridor de garrafas para serem removidas. Algumas tampas são articuladas na garrafa. Muitas vezes as empresas imprimem informações em código ou jogos dentro das tampas para concursos. Algumas empresas, como a Snapple, imprimem informações educativas dentro das suas.

Usos para tampas de garrafa

Tampas de garrafas são utilizadas para selar e manter frescas bebidas ou líquidos. Também podem ser recicladas, o que é benéfico para o meio ambiente. Essas tampas são ainda consideradas moeda em certos videogames, como Fallout. Elas podem ser usadas ​​em projetos de artesanato. Você pode criar imagens diferentes organizando tampas de metal coloridas em uma placa de cortiça. Ou pode colar várias juntas em uma forma de sua escolha para fazer trempes. Podem até ser itens colecionáveis ​.

História

As primeiras tampas de garrafas foram criadas em fevereiro de 1892, por William Painter. Elas consistiam em tampas de metal com 24 dentes e uma rolha com um apoio de papel separando a tampa de metal do líquido contido na garrafa. Elas exigiam o uso de um abridor de garrafas para estourá-las. Tampas de metal agora têm apenas 21 dentes, sem cortiça para separá-las. As tampas de torcer foram introduzidas na década de 1960, na Alemanha. Elas são seladas nas garrafas com ranhuras e não mais sobre uma flange. Estas tampas não exigem o uso de um abridor de garrafas. São amplamente utilizados nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível