×
Loading ...

Como é feito o concreto aerado?

Atualizado em 23 março, 2017
O concreto aerado é produzido por uma tecnologia mais sustentável (http://www.flickr.com/photos/pnwra)

Visão geral

Durante décadas, o concreto aerado foi a matéria-prima básica de construção na Europa. Os europeus gostam doo material por sua durabilidade, resistência ao fogo, leveza, baixo custo e resistência a danos por cupins. Os Estados Unidos têm sido um pouco lentos para adotá-lo e só recentemente esse ganhou popularidade como material de construção. O processo de fabricação do concreto aerado é muito mais favorável ao meio ambiente do que outros materiais de construção. No Brasil, ele foi introduzido em 2013 por meio de uma filial brasileira da empresa europeia Aircrete para distribuição em território nacional.

Loading...

Como é feito o concreto aerado

O concreto aerado é feito pela mistura de cimento, areia de sílica, água e pasta de alumínio em uma câmara de moldagem. A reação química causa o desenvolvimento de bolhas de hidrogênio, que provocam a expansão do cimento em até cinco vezes seu volume original sem sacrificar sua força. Depois que as bolhas de hidrogênio expandem o produto, o concreto deve ficar em repouso, de modo muito semelhante aos blocos de concreto tradicionais.

Produto final

Os blocos de concreto aerado são então pressurizados por uma autoclave para serem cortados nos formatos desejados. Os blocos são distribuídos a fornecedores de materiais de construção e a empreiteiros sob pedido. Blocos aerados personalizados podem ser solicitados em tamanhos e formatos específicos, dependendo da aplicação a que se destinam. Eles podem ser usados em paredes externas, internas, tetos e telhados, assim como em muitas outras aplicações.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...