Como é feito o treinamento de um nadador olímpico?

Escrito por paul bright | Traduzido por erica priscila de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como é feito o treinamento de um nadador olímpico?
Natação (swimming in a swimming pool image by João Freitas from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Nutrição

A nutrição é uma parte importante do treinamento de qualquer atleta olímpico, ainda mais de nadadores. A natação queima muitas calorias. Um corpo de 68 kg nadando vigorosamente em estilo livre pode queimar cerca de 700 kcal em uma hora. Muitos nadadores olímpicos nadam mais de 6 ou 7 km por semana. A nutrição deve ser orientada para a construção de um equilíbrio entre resistência e força muscular em função dos rigorosos requisitos de treinamento. Proteínas, suplementos proteicos e carboidratos devem ser uma parte importante da dieta. Michael Phelps consome 12 mil quilocalorias por dia, seis vezes a ingestão de um homem mediano.

Como é feito o treinamento de um nadador olímpico?
Treinando natação (swimming in a swimming pool image by João Freitas from Fotolia.com)

Treinamento de força

O treinamento de força para nadadores olímpicos deve ser focado na construção de músculos longos e fortes. O corpo de um nadador deve ter força suficiente para superar a resistência da água e flexibilidade suficiente para realizar movimentos repetitivos, como os diversos tipos de braçadas. As pernas devem ser fortes o suficiente para permitir um bom impulso nas paredes da piscina durante as viradas e para manter os chutes de propulsão. Algumas técnicas de elevação para nadadores olímpicos focam na amplitude de movimento, especialmente com os braços. Todos os movimentos devem ser realizados em sua extensão máxima, com resistência média ou elevada. Um exercício comum promove o fortalecimento dos ombros através de elevações de peso. Os nadadores mantêm os pés ligeiramente separados, segurando pesos ao nível da coxa em cada mão, e levantam os braços lentamente até a altura do ombro com as palmas para fora. Em seguida, voltam as palmas das mãos para o chão e abaixam lentamente os pesos. O treinamento de força deve durar, pelo menos, 30 minutos por dia (não incluindo aquecimento), duas vezes por semana.

Recuperação

Aos 41 anos de idade, Dana Torres enfatizou o período de recuperação como parte de seu treinamento olímpico. Ela se tornou a pessoa mais velha a ganhar uma medalha de natação nos Jogos Olímpicos de 2008. Torres incluiu massagens em seu treino regular, ajudando os músculos a se recuperar mais rapidamente dos treinos extenuantes. As massagens não eram do tipo realizado em spas, para relaxamento. Elas frequentemente incluíam duas pessoas em pé pressionando os músculos e aplicando bastante força. Banhos de gelo também são uma boa maneira de recuperar o corpo. Como a natação exige o uso de quase todos os principais grupos musculares, não é incomum que haja grande dor após o treinamento. Banhos de gelo ajudam a reduzir o inchaço e a dor mais rapidamente, permitindo que os nadadores olímpicos treinem mais vezes ao longo da semana.

Treino mental

Nadar em um ginásio lotado com milhares de espectadores pode parecer muita pressão para um atleta. Sendo assistido por todo o mundo, a pressão pode ser cem vezes maior. É por isso que a resistência mental também é uma parte do treinamento olímpico. Do amanhecer até o cair da noite, o foco na natação pode ser facilmente perdido por uma multidão de distrações. Entrevistas, autógrafos, passeios, multidões e competições contra os melhores do mundo podem não ser fáceis. Nadadores olímpicos devem se esforçar para manter o foco. Alguns nadadores desenvolvem rotinas como ouvir certas músicas ou dialogar consigo mesmos antes de entrar na água.

Natação

Não basta ir até a piscina e nadar durante todo o dia. É preciso praticar todas as técnicas necessárias para ultrapassar seus recordes. Quase todos os aspectos da natação são estudados a partir da mecânica da braçada até o impulso no fim de cada volta. Por exemplo, os treinadores olímpicos podem se concentrar em remar — a ação de mover os braços perto da cabeça para completar um percurso. O tempo que um nadador olímpico gasta em um treinamento na piscina depende da distância que ele nada. Dana Torres, uma nadadora de velocidade, treina, pelo menos, duas horas por dia, nadando 5 mil metros. Janet Evans, que bateu recordes mundiais em eventos de média e longa distância, nadou até 12 km por dia enquanto treinava. Rebecca Adlington, outra nadadora competitiva, relatou que nadava pelo menos uma sessão de duas horas por dia, com alguns dias de duas sessões de duas horas. Cada sessão envolvia 3 mil a 8 mil metros de nado e exercícios aeróbicos na água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível