Fenilalanina faz mal para você?

Escrito por erik steel | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A fenilalanina é um aminoácido essencial alfa, o que significa que ele deve ser introduzido na dieta para que se consuma o suficiente. Ele é associado a alimentos com alto teor de proteína e também é encontrado em refrigerantes, onde faz parte da estrutura do aspartame, um adoçante artificial. Os rótulos dos refrigerantes diets podem ser confusos pois contém o aviso: "Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina". Esse rótulo serve para um tipo específico de consumidor que tem uma condição chamada fenilcetonúria, que faz com que o corpo não consiga usar a fenilalanina. Esse artigo vai ajudá-lo a determinar os riscos e efeitos da fenilalanina.

Outras pessoas estão lendo

Características

A fenilalanina é um nutriente necessário para o corpo humano, e é encontrada naturalmente em alimentos ricos em proteínas, e também está presente no leite materno. Porque a fenilalanina é encontrada em alimentos de alta proteína, as pessoas que têm fenilcetonúria são submetidas a uma dieta de pouca proteína. A fenilalanina natural é chamada de L-fenilalanina e a fenilalanina sintetizada artificialmente é chamada de D-fenilalanina. Uma mistura das duas é chamada DL-fenilalanina.

Função

A fenilalanina é usada no corpo nos processos de constrição de proteínas, químicos cerebrais e hormônios. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, o uso de fenilalanina é feito por conversão do produto químico para a tirosina, que é um precursor de várias substâncias químicas. Devido ao grande número de funções da fenilalanina, uma deficiência desse nutriente pode levar a sintomas como confusão, letargia e depressão.

Efeitos

Fenilcetonúricos, as pessoas que herdaram uma doença autossômica recessiva que faz com que o corpo não seja capaz de utilizar a fenilalanina, desenvolvem muitos problemas sérios no cérebro como resultado do consumo da substância. Fenilcetonúricos são incapazes de converter a fenilalanina em tirosina, em vez disso, o produto químico é, de acordo com a informação da Universidade de Chicago, convertido em fenilpiruvato, cuja acumulação pode levar a problemas cerebrais incluindo até retardo mental. Devido aos efeitos graves que a fenilcetonúria pode ter sobre as pessoas atingidas, todos os recém-nascidos no Brasil são testados para a doença.

Benefícios

A fenilalanina natural é usada em vários produtos reconhecidos por seus benefícios à saúde. Ela é um notável analgésico, enquanto a D-fenilalanina tem mostrado efeitos antidepressivos, especialmente para quem tem depressão e sofre do mal de Parkinson. Uma mistura das duas fenilalaninas é usada para tratar ambos os sintomas.

Concepções erradas

A fenilalanina natural não demonstrou efeitos adversos em pessoas que não sofrem de fenilcetonúria. Entretanto, foi demonstrado que o aspartame, que contém fenilalanina, tem uma série de malefícios para a saúde, incluindo intoxicação e outros problemas neurológicos e cerebrais. Ela pode ser perigosa inclusive para pessoas que não sofrem de fenilcetonúria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível