Mais
×

Feridas por balas de chumbo em cães

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um cão pode acidentalmente ser ferido por balas de chumbo de armas pneumáticas, que podem causar fatalidades apesar de serem mais fracas do que as balas. As feridas causadas por balas de chumbo podem resultar de acidentes de caça ou abuso deliberado, e nesse caso agressor pode ser acusado de crueldade contra o animal. Esse tipo de ferida exige atenção veterinária imediata e pode necessitar cirurgia.

Feridas causadas por balas de chumbo em cães exigem atenção veterinária imediata (the dog image by hupper from Fotolia.com)

Incidência

Um estudo observou emergências, ocorridas entre 1972 e 1983, de feridas por tiros em 111 cães e 10 gatos que foram tratados em Boston no Angell Memorial Animal Hospital. Uma grande proporção dos disparos acontecem em vizinhanças de baixa renda com altos índices de criminalidade. Os disparos geralmente acontecem à noite e de manhã cedo, em animais livres sem supervisão. Desses casos, 17 das lesões são causadas por armas de chumbo. Um cão pode também ser atingido em acidentes de caça ou causados pelo uso negligente de armas de ar comprimido.

Causas

Uma ferida causada por bala de chumbo em um cão resulta de acidentes em caça ou abuso deliberado. Atirar em cães com armas de ar comprimido pode resultar em acusação de abuso de animais e acarretar em penalidades em forma de multas ou prisão. Em um caso em 2003, um homem de Los Angeles atirou em seu próprio cão quase 40 vezes com uma arma de ar porque ele pulou em seu carro. Esse homem foi condenado por dois crimes por crueldade contra animais pelo Tribunal Superior de LA.

Gravidade

Enquanto armas comuns impulsionam as balas usando a explosão de pólvora, armas pneumáticas liberam ar comprimido de uma câmara para impulsionar as balas de chumbo. Essa balas são tão rápidas quanto as comuns, mas geralmente perdem a velocidade mais rápido devido seu formato e baixo peso. Feridas por balas de chumbo geralmente penetram apenas nas camadas da pele e dos músculos abaixo dela. Porém, se atirado a uma distância curta, podem penetrar mais fundo, causando lesões internas e até mesmo a morte.

Tratamento

Lesões por balas de chumbo podem ser pequenas e talvez diagnosticadas como mordidas. Se você suspeitar que seu cão foi atingido, cubra a ferida com um curativo para prevenir contaminação. Aplique pressão constante na ferida para parar de sangrar e leve o cão ao veterinário imediatamente para fazer um raio-x. À partir do resultado do exame, o veterinário pode determinar a localização da bala e sugerir um tratamento.

Preparações legais

Se seu cão foi vítima de um disparo por armas pneumáticas, junte evidências periciais para usar no tribunal. Peça para o veterinário que tratou de seu cão documentar evidências e fazer gravações detalhadas de tudo que ocorrer durante o tratamento, incluindo conversas. Junte radiografias e fotografias coloridas do cão para mostrar a posição das lesões e ajudar quem examinará o caso. Se ele morrer devido às lesões de bala, peça para um veterinário patologista credenciado fazer uma autópsia para descartar outras possíveis causas de morte, se possível.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article