Família

Feridas vermelhas na barriga de um cachorro

Escrito por colleen o'brien | Traduzido por morgana nunes
Feridas vermelhas na barriga de um cachorro

Mantenha seu cachorro feliz e saudável

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

As feridas vermelhas na barriga de um cão podem ser causadas por uma série de fatores. É importante ficar mais atento sobre elas e determinar se existem ou não outros sintomas presentes para ajudar a identificar um modo de agir. A maioria das manchas dessa natureza não são graves, mas tratá-las imediatamente pode ajudar a prevenir infecções ou complicações mais tarde.

Outras pessoas estão lendo

Aparência

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

As feridas podem ser lisas e rosas ou vermelhas brilhantes e inchadas. Elas podem parecer como espinhas cheias de pus ou com crostas escorrendo um líquido amarelo. Elas aparecem em pequenas manchas ou espalhadas por toda a barriga. Se o cão tem uma pelagem longa, os pelos ao redor da área afetada podem estar embaraçados por causa do corrimento das feridas. Às vezes, os pelos ao redor da área podem cair.

Sintomas

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

O cão coça a barriga com as patas, se esfrega no chão ou na grama em uma tentativa de se coçar. Ele pode lamber excessivamente a área, causando mais inflamação, inchaço ou secreção. Em casos extremos, ele pode lamber ou esfregar a pele até que fique em carne viva e sangrando. A ferida fica quente ao toque. O cão estará menos ativo do que o habitual e em alguns casos, estas feridas serão acompanhadas por vômitos e diarreia.

Causas

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

Estas feridas podem ser causadas por alergias a alimentos, elementos ambientais, pesticidas ou produtos químicos. Elas também podem ser causadas por pulgas, ácaros ou picadas de inseto. Os fungos e bactérias também provocam manchas vermelhas. O fungo causa micose, que é assim chamado por causa de sua aparência circular. As bactérias na pele causam manchas ardidas ou áreas de inflamação que emitem um odor, escorre pus e cresce rapidamente se não for tratada. Se um cão sofrer de stress, geralmente por serem colocados em um novo ambiente ou a uma situação estressante como perder um membro da família, ele pode desenvolver problemas de pele.

Prevenção

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

Se seu cão passa muito tempo deitado na grama, tente limitar essa atividade. Se você usar limpador de carpete em pó, pare de usá-lo e limpe-o no vapor para eliminar esse problema potencialmente irritante na pele de seu cão. Lave suas camas e cobertores com detergente livre-se de produtos químicos. Aplique regularmente um remédio preventivo contra pulgas e carrapatos no seu cão. Dê banhos regulares com xampus de cachorro de alta qualidade. Consulte seu veterinário para saber mais sobre os melhores produtos para o seu animal de estimação.

Tratamento

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

As feridas podem ser tratadas com comprimidos de anti-histamínicos, borrifadores ou xampus, os quais podem ajudar a reduzir a inflamação e coceira. A modificação de comportamento ajuda, treine seu cão para não arranhar ou lamber a área afetada. Em alguns casos, pode ser necessário lhe colocar um colar elisabetano para impedi-lo de alcançar o estômago. Se as feridas ficaram infectadas, os antibióticos podem ser necessários. Seu veterinário deve ser capaz de prescrever os tratamentos mais adequados.

Avisos

dog photo image by sonya etchison from Fotolia.com

Não aplique nada na pele enfraquecida, a menos se seu veterinário recomendar. Isso poderia causar mais danos e desconforto para o seu animal de estimação. Se as manchas se espalharem muito rapidamente, tornando-se infectada ou por outro lado piorar, isso pode ser um sinal de algo mais sério do que uma simples infecção na pele. Se seu cão parece apático, está vomitando ou tem diarreia, consulte o seu veterinário imediatamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media