×
Loading ...

Fermento rápido pode ser usado no lugar de fermento ativo seco?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao preparar pão em casa, muitas pessoas preferem usar fermento em pó para fazer a massa crescer. Fermento seco ativo e fermento rápido são os tipos caseiros mais utilizados. Ambos podem ser usados para fazer pão, desde que algumas modificações sejam feitas.

O pão cresce mais rápido quando você usa fermento rápido (Image by Flickr.com, courtesy of Sharon Mollerus)

Tipos

Existem vários nomes para o fermento de ação rápida, mas eles são todos do mesmo tipo e funcionam da mesma forma. Ele é vendido como fermento instantâneo, fermento biológico Fleischmann ou fermento para pão.

Loading...

Quantidade

Uma embalagem de fermento ativo seco contém cerca de 7 g de fermento, cerca de 2 colheres. Quando for usar esse tipo de fermento, é recomendável usar 25 % menos, o que equivale a mais ou menos 1,5 colher.

Método

Embora o fermento ativo seco deva ser misturado com água antes de ser incorporado à massa, esse mesmo método aplicado ao fermento rápido removerá seus benefícios. Ao invés disso, misture o fermento com os ingredientes ainda secos e adicione os ingredientes líquidos, preaquecidos a 48º C.

Tempo de crescimento

Quando for usar o fermento rápido, a massa deverá dobrar de tamanho 10 minutos após amaciá-la. Nessa etapa, bata a massa, modele-a em formato de pão e deixe-a crescer novamente até que ela dobre de tamanho, durante cerca de uma hora.

Crescimento mais longo

Fermento rápido pode ser usado para um período de crescimento maior, se você preferir. Use como se fosse fermento seco ativo, mas acrescente um pouco de açúcar à água antes de misturá-la ao fermento instantâneo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...