Ferramenta de formatação de baixo nível para um dispositivo USB

Escrito por dan ketchum | Traduzido por mariana de mello andré scarani
Ferramenta de formatação de baixo nível para um dispositivo USB
Os drives externos modernos costumam se conectar ao computador através de uma porta USB (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A formatação é o processo de configuração dos discos rígidos, que permite que você armazene informações neles. Ela define a posição das faixas e setores do disco rígido. Quando um procedimento de formatação é realizado em um disco que já possui informações, todas elas serão apagadas permanentemente. A reformatação de baixo nível costuma ser feita para assegurar que os dados não serão recuperados ou, se o disco se corrompeu, para tentar reinicializá-lo e fazê-lo recuperar sua funcionalidade.

HDD LFF Low Level Format Tool (HDD LFF Ferramenta de formatação de baixo nível)

O HDD LFF Low Level Format Tool do HDD Guru pode apagar e formatar em baixo nível os drives USB, além dos SATA, IDE, SCSI, SAS e FireWire. Ele também atende a cartões de memória SD e Memory Stick. A versão gratuita deste software, que também pode ser instalada em um pendrive, formata os discos a uma velocidade máxima de 50 MB por segundo. O HDD Guru oferece o programa gratuitamente, para uso caseiro, mas para uso comercial, uma licença deve ser adquirida.

HP USB Disk Storage Format Tool (HP USB Ferramenta de formatação de disco de armazenamento)

O programa USB Disk Storage Format Tool, da Hewlett-Packard, pode ser baixado gratuitamente, funciona com qualquer drive de memória flash USB e suporta os tipos de participação FAT, FAT32 e NTFS. Essa ferramenta leve, que funciona nos sistemas Windows 2000 e XP, enfatiza a velocidade, e possui uma opção de formatação rápida, com compressão opcional, além de permitir que os usuários criem discos de inicialização do DOS.

KillDisk

O KillDisk, feito pelos desenvolvedores da Active@, limpa completamente as partições, as unidades lógicas e até mesmo o espaço livre do disco. Ele funciona em drives USB e em disquetes e suporta os padrões SSD, IDE, SATA e SCSI. Como a ferramenta do HDD Guru, ele pode ser iniciado a partir de um pendrive USB em modo DOS. Por ser um programa DOS, o KillDisk roda em qualquer computador que use processadora Intel, incluindo os Apple Macintoshes que se enquadrem nessa configuração. Há versões gratuitas e pagas deste programa, e a versão Pro, que é paga, adiciona funções de verificação de dados, modos de apagamento definidos pelo usuário e um ano de atualizações gratuitas do produto.

Outras ferramentas

Alguns fabricantes oferecem ferramentas de formatação específicas para seus discos rígidos USB. Elas costumam vir em um disco e ser fornecidas juntamente com o hardware, ou baixado a partir do site do fabricante. Um exemplo deste tipo de ferramenta específica de um fabricante é o Hitachi XL3000 3TB Format Drive Utility for Windows (Hitachi XL3000 3TB Utilitário de formatação de drive para Windows), e o DiscWizard da Seagate.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível