×
Loading ...

Como fazer uma ferramenta de quilling

Atualizado em 21 novembro, 2016

O quilling se iniciou no século XIII e é a arte de se enrolar e prender tirinhas finas de papel para se criar formas específicas. Durante os séculos XVIII e XIX na Europa, essa arte era conhecida como "filigrana em papel", mas quando ela se espalhou pelas colônias americanas, ela foi apelidada de "quilling". Hoje em dia, os interessados nessa técnica podem comprar o papel de quilling em diversas cores, já cortado em tiras fininhas, além dos diversos tipos de ferramentas necessárias. Uma das ferramentas mais úteis na prática do quillling é uma formada por um cabo de madeira com uma peça de metal que se parece com o furo de uma agulha em uma das pontas. O artesão passa uma das pontas da tira de papel pelo furo da ferramenta e começa, então, a girar o cabo de madeira com uma mão enquanto a outra guia o papel, formando com ele uma mola apertada. Ao invés de gastar dinheiro comprando essa ferramenta, você pode facilmente fazer a sua em casa usando uma cavilha de 15 cm e um contra pino.

Instruções

Tirinhas finas de um papel especial colorido são usadas para o quilling (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)
  1. Corte uma peça de 15 cm de uma cavilha de 2 cm de circunferência. Use a lixa de papel para alisar as superfícies externas, as pontas e os cantos dela. Lixe bem a peça para evitar que você acabe com farpas nas mãos durante o uso da ferramenta.

    Loading...
  2. Veja o tamanho do contra pino escolhido e escolha uma broca de tamanho similar para a furadeira. Marque o centro em uma das pontas da cavilha e faça um furo com mais ou menos 1,25 cm de profundidade.

  3. Coloque a ponta dobrada do contra pino no furo da cavilha, para testar se ele ficará bem encaixado, sem ficar solto, e então o remova.

  4. Coloque uma gota de cola epóxi no furo da cavilha e insira a ponta dobrada do contra pino. Confira se nenhum resíduo de cola está aparente acima da ponta da cavilha. Use o adesivo com moderação, para evitar que ele transborde e se fixe na parte exposta do contra pino. Remova qualquer excesso de cola aparente e deixe secar completamente.

  5. Para usar a ferramenta, passe uma das pontas de uma tirinha de papel na abertura do contra pino e comece a girar a cavilha com uma mão, enquanto a outra guia o papel. Depois que o papel estiver completamente enrolado, deslize a molinha formada para cima e para fora, na direção da ponta superior do contra pino.

Loading...

O que você precisa

  • Cavilha de madeira de 2 cm
  • 1 contra pino com 4 cm de comprimento
  • Furadeira e brocas
  • Cola epóxi
  • Lixa de papel fina
  • Papel para quilling

Recursos

Loading ...
Loading ...