Ferramentas para aparar e alinhar peças de madeira empenadas

Escrito por mark morris | Traduzido por eliel soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas para aparar e alinhar peças de madeira empenadas
Uma serra de mesa com um guia é a melhor maneira de fazer cortes retos em peças de madeira (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pouca coisa é mais frustrante do que comprar madeira e descobrir, na hora da entrega, que algumas peças estão empenadas e torcidas ao ponto de ser difícil usá-las. Caso a maior parte do material apresente defeitos, um passeio à madeireira deve ser planejado urgentemente, mas, se for o caso de algumas poucas peças, você pode aparar as madeiras empenadas usando uma variedade de ferramentas.

Outras pessoas estão lendo

Marcação

O primeiro passo é marcar uma linha reta na peça. Isso pode ser feito usando dois métodos básicos. Primeiro, uma régua metálica ou de madeira pode ser posta sobre a peça a ser acertada para fazer uma linha de referência para o corte. O segundo método é usar uma linha esticada com um giz. Estique uma linha pelas extremidades da peça de madeira -- ela deve ser comprida o bastante para que cubra todo o comprimento da parte defeituosa. Passe o giz na linha esticada e, após segurar a linha, solte-a e deixe-a bater na madeira, o que fará com que uma reta seja impressa na peça.

Serras circulares

Após a linha ter sido marcada, prenda uma peça metálica ou de madeira com a borda reta ao longo da linha, que servirá como guia para uma serra circular ou serra de mesa. Para o método da serra de mesa, configure-a para cortar a madeira depois da parte empenada e coloque a peça metálica contra a guia da serra. Ligue-a e passe o material como você faria normalmente, deixando a peça presa passar pelo guia em vez da borda do material empenado. Use uma serra circular de mão passando-a pela peça metálica presa na madeira e você obterá o mesmo resultado.

Outros tipos de serra

Você pode usar serras elétricas, como a tico-tico ou serra de fita, para cortar a peça de madeira usando a linha feita com lápis ou giz como guia. Basta ligar o equipamento e passá-lo pela linha desenhada. Quando estiver utilizando uma serra tico-tico, ocupe-se somente de manusear a serra, mantendo a peça de madeira presa com grampos para melhor estabilidade. Em uma serra de fita, deslize a peça de madeira sobre a mesa, guiando-a levemente conforme necessário para se manter sobre a linha de referência.

À mão-livre

Uma serra reta de carpinteiro também é um método viável, apesar de ser o mais cansativo e demorado. Marque sua linha reta e prenda a peça de madeira em uma superfície estável antes de começar a cortar. Serrotes e similares são efetivos apenas com força vertical e com o movimento de empurrar a serra para frente, então, puxe a serra o máximo que for confortável para obter o melhor corte em cada manobra. Mantenha a serra o mais verticalmente possível para evitar fazer biséis na borda de sua peça de madeira.

Serras

Se você faz muitos trabalhos com madeira, você pode optar por desenvolver uma serra especializada para fazer esse tipo de corte. Elas trabalham de modo semelhante ao método da linha reta e permitirão que você faça o corte sobre uma serra de mesa ou circular. Visite sites especializados em trabalhos com madeira para conhecer outros projetos. Você pode encontrar um exemplo na seção de Referências deste artigo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível