Estilo

Ferramentas e armas de pedra pré-históricos

Escrito por mark kayo | Traduzido por angela spada
Ferramentas e armas de pedra pré-históricos

Com ferramentas rudimentares, os seres humanos pré-históricos construíram suas armas

Comstock/Comstock/Getty Images

O uso de armas e ferramentas pré-históricas começou no momento em que o ser humano pegou uma pedra e a usou para esmagar a casca de uma noz, ou a arremessou na direção de um animal ou outro ser humano. Usando apenas algumas ferramentas rudimentares feitas com os materiais disponíveis, os antigos seres humanos conseguiram criar armas, como a clava, a lança, a flecha e o machado. Essas antigas ferramentas e armas podiam capturar, matar ou abater praticamente qualquer animal, ou servir como uma ferramenta construtiva, seja para temperar uma caça, construir uma habitação ou limpar a terra.

Outras pessoas estão lendo

Clava

Nos tempos pré-históricos, quando um ser humano pegou pela primeira vez um galho, começou uma fácil transição que levou de um simples pedaço de pau a uma clava, usada como ferramenta e arma. Seres humanos armados com clavas aparecem em pinturas de cavernas africanas que datam de 6.000 A.C.

Lança

Um pedaço de pau com uma ponta aguçada descreveria a primeira lança usada pelos humanos pré-históricos. Em maio de 2009, o site "Archaeo News" noticiou a descoberta, na moderna Eslovênia, de uma ponta de lança de madeira que pode datar de 38.000 a 45.000 anos atrás. À medida que os humanos progrediam e aprendiam a esculpir e moldar a pedra, passaram a fixar pontas de pedra nas extremidades de longos ramos. A lança com ponta de pedra representou um avanço na tecnologia da época. Esse tipo de lança provou ser mais durável e permitiu que os humanos permanecessem a uma distância segura de uma presa de caça ou ao atacar um inimigo.

Machado de pedra

Embora algumas ferramentas pré-históricas usassem um pedaço de madeira ou galho preso para servir de cabo, outras, como os primitivos machados de pedra, não tinham cabo de qualquer tipo. Os homens antigos esculpiram uma série de ferramentas e armas para usar com as próprias mãos. Muitas amostras de ferramentas de pedra pré-históricas possuem uma endentação que servia como uma área para o polegar. Esses machados apoiados na mão provavelmente foram usados para cortar plantas ou osso. É provável que os seres humanos pré-históricos fixaram os machados de pedra nas pontas de galhos para usá-los como armas para caçar animais para se alimentar.

Arco e flecha

Na moderna Espanha. imagens pintadas em paredes de cavernas, datando de 5.000 a 10.000 A.C., representam seres humanos em um combate usando arco e flecha. Alguns dos escritos e linguagens mais antigos conhecidos da humanidade contêm referências ao arco e flecha usados para caçar e como arma. Entretanto, nenhum arqueólogo jamais encontrou restos de madeira de um arco pré-histórico. As pontas das flechas feitas de pedra são os mais primitivos exemplos pré-históricos conhecidos descobertos em antigos leitos fluviais aluvianos e em cavernas datando da Era Paleolítica entre 20.000 e 2,5 milhões de anos atrás.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media