Comportamento

As ferramentas do cabeleireiro e do barbeiro

Escrito por lee grayson Google | Traduzido por mariana munhoz
As ferramentas do cabeleireiro e do barbeiro

Cada profissional desenvolve sua própria preferência em relação as ferramentas que irá usar no seu dia a dia

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Se você deseja seguir carreira como cabeleireiro ou barbeiro, a compra de ferramentas profissionais e especializadas para o tipo de trabalho que você deseja fazer é essencial. Apesar de nenhum tipo de certificação legal ser necessária para se trabalhar como cabeleireiro ou barbeiro no Brasil, o profissional que se dedica à sua formação em instituições qualificadas de beleza se destaca no mercado de trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Tesouras, máquinas de cortar e navalhas

A ferramenta chave para qualquer cabeleireiro ou barbeiro são as tesouras usadas para cortar, dar ou tirar volume e textura. As máquinas de cortar cabelo, elétricas ou a bateria, também são usadas para cortar e aparar. Os profissionais usam aparadores nas costeletas, no pelo facial e ao redor do pescoço na finalização de cortes de cabelo curtos em homens e mulheres. Para cortar os cabelos, eles usam tipos variados de tesouras. Navalhas também podem ser usadas para se cortar cabelos e os barbeiros as usam para tirar e aparar barbas e bigodes.

Secadores de cabelo

Tanto barbeiros quanto cabeleireiros se utilizam dos secadores. Os profissionais que trabalham com cabelo têm sua preferência pessoal na escolha do secador, já que ele não só seca como também auxilia na criação de penteados. Secadores de alta qualidade são feitos com materiais leves, para facilitar o seu manuseio. Secadores mais especializados podem incluir tecnologia de íons e bobinas de alisamento de cerâmica. Os secadores profissionais também apresentam diversas configurações de temperatura e têm em torno de 1,800 watts de potência.

Modeladores

Os modeladores profissionais incluem as chapinhas alisadoras e diversos modeladores de cacho (babyliss) em formatos e tamanhos diferentes. A variedade de comprimentos, formatos e grossuras de cabelos exigem que o profissional tenha disponível chapinhas de vários tamanhos. Normalmente, a chapa de uma alisador mede entre 4 cm e 5 cm. Esses modeladores são geralmente feitos de cerâmica, turmalina ou titânio. A superfície dos modeladores de cerâmica ou turmalina produzem íons negativos conforme a sua temperatura aumenta. A ação desses íons causa o alisamento, ao invés de ressecar o fio, conforme o cabeleireiro modela o cabelo.

Escovas e pentes

Cabeleireiros e barbeiros também usam escovas e pentes. Os materiais usados nas cerdas de escovas incluem pelo de javali, acrílico e materiais metálicos, e a forma de produção varia entre feitas à mão e produzidas por máquinas. Os profissionais usam diversos tipos de escovas, dependendo da grossura, da textura e do comprimento do cabelo do cliente, incluindo redondas, em-meio círculo e vazadas. Escovas em formato de raquete ajudam a alisar os cabelos, e as escovas acolchoadas massageiam o couro cabeludo. Os estilos de pentes profissionais incluem os garfos e os pentes finos com cabo longo, usados para modelar e separar as mechas de cabelo durante o corte ou a aplicação de tintura. A distância entre os dentes do pente é o que define o seu uso. Pentes e garfos com dentes grandes e espaçados são usados para desembaraçar os fios. Pentes com dentes finos, e com pouco espaço entre eles, são usados para modelar o cabelo. Os pentes superfinos são usados para desfiar os fios na direção da raiz e dar volume, e os garfos elevam os fios. Os pentes podem ser feitos a partir de ossos, chifres, plásticos, metais e madeira.

Produtos

Os "produtos", termo usado para descrever sprays químicos ou naturais, cremes e tratamentos, são usados pelos profissionais para limpar os fios, ajudar no corte e na modelagem e criação de penteados nos cabelos dos clientes. Os profissionais normalmente aconselham o uso de tratamentos com produtos que protegem os fios para prevenir os estragos causados pelo uso de secadores e modeladores. Os produtos comuns usados por cabeleireiros e barbeiros incluem shampoos, condicionadores, ceras, géis e pomadas de modelagem e musses texturizadores. Os cremes de modelagem ajudam a manter estilos bagunçados de penteados, e as ceras dão um toque de brilho ao cabelo. Sprays fixadores tradicionais mantêm os fios de homens e mulheres no lugar.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media