×
Loading ...

Ferramentas para fazer canecas de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Canecas de madeira têm todo um charme do Velho Mundo. Beber de uma caneca grande de madeira, à moda antiga, lembra alguém sentado em sua taverna favorita durante os tempos coloniais com amigos e família em frente a um grande fogo. Fazer canecas de madeira que resistam ao teste do tempo é um desafio, já que as peças de madeira devem ser cortadas e coladas. As canecas então recebem acabamento de forma a torná-las impermeáveis, sem absorver líquidos. Fazer uma caneca nos três estilos principais requer ferramentas específicas, e então a madeira deve ser selada com um acabamento à prova d'água de alta qualidade.

Pode-se fazer canecas de madeira à mão, para dar uma sensação de época colonial (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Canecas feitas em torno

Algumas canecas são feitas de uma única peça de madeira. Madeiras de textura fina como nogueira, mogno ou cerejeira podem ser moldada em um torno, e a madeira não se rachará devido à sua força. Este projeto requer um torno e um número de ferramentas chamadas cinzéis e goivas com as quais entalhar o interior da caneca. Depois que ela estiver pronta, deve ser lixada à mão para ficar pronta para o acabamento.

Loading...

Canecas de madeira coladas

Canecas decorativas podem ser feitas colando peças de madeira em camadas. Alterne as camadas de bordo e nogueira, carvalho e cerejeira, ou outros pares de madeiras que tenham cores e texturas significativamente diferentes. Para fazer uma caneca colada, o artesão usa uma mesa ou serra de fita e uma superfície plaina para preparar a madeira para a cola. A madeira é empilhada com uma camada generosa de cola entre cada camada, e então espremida com um par de braçadeiras até secar. Como resultado, peças independentes de madeira se tornam um bloco sólido, e as junções entre as camadas são mais fortes que a própria madeira. Depois que o bloco seca, a caneca é criada colocando o bloco em um torno, conforme descrito acima.

Canecas de ripas estilo barril

Para aqueles sem acesso a um torno, as canecas antigas que parecem com barris de cerveja e vinho são feitas de ripas coladas verticalmente. Cada ripa é cortada e, então, chanfrada em uma serra de mesa para que as peças se encaixem perfeitamente. Por exemplo, ao fazer uma caneca de 12 ripas, cada lado de cada ripa deve estar chanfrada em 15 graus. Depois de uma leve lixação, cada junta recebe uma camada generosa de cola de madeira à prova de água e, então, as ripas são prensadas juntas para formar o pequeno barril com uma presilha de madeira. Depois que as peças se secam, são decoradas com uma pequena corda amarrada bem justa no topo e na base, para fazer parecer que é ela que está segurando toda a madeira.

Acabamentos de madeira à prova de água

Depois de fazer as canecas, elas devem receber um acabamento com uma substância translúcida de alta qualidade, à prova de água e de detergentes. Um simples acabamento de poliuretano com acrílico pode ser aplicado diretamente com um pincel. No entanto, se estas peças serão muito utilizadas, um acabamento melhor é composto de duas partes de acabamento de epóxi catalisado aplicado com um spray de alta pressão e baixo volume, que pode ser encontrado para aluguel em muitas lojas de tinta.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...