Ferramentas de código aberto para mapeamento de processos

Escrito por misty faucheux | Traduzido por felipe barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas de código aberto para mapeamento de processos
Ferramentas de mapeamento de processos permitem que você veja e organize seu fluxo de trabalho (planning process image by Chad McDermott from Fotolia.com)

O mapeamento de processos envolve exibir um processo ou processos ligados do começo ao fim. O mapeamento de processos envolve sempre o uso de diagramas de fluxo de trabalho, que mostram os passos de um processo e como esses processos estão interligados. Programas de código aberto (do inglês "Open Source") permitem a utilização de um programa de software ou o código gratuitamente. Você também pode modificar materiais de código aberto e usá-los para distribuição comercial.

Outras pessoas estão lendo

ProcessMaker

O ProcessMaker é um programa para fluxos de trabalho e gestão de processos de negócio (BPM, que significa "Business Process Management"), permitindo a análise de seus processos. Ele usa uma interface gráfica de usuário (GUI), o que significa que você pode arrastar e soltar componentes para a janela de trabalho e não precisa saber como escrever código para usar esse programa. Outras características do ProcessMaker incluem a capacidade de executar e imprimir relatórios sobre métricas de processo e indicadores chave de desempenho (KPIs, do inglês "Key Performance Indicators"). Você pode criar formulários personalizados para os processos de sua empresa e gerar regras de negócio para processos. Essa ferramenta funciona com ambas as metodologias de código aberto e a licença GNU General Public License, a qual permite que você use e compartilhe a ferramenta sem o pagamento de uma taxa de licenciamento. Somente a versão Community Edition é gratuita, para usar a versão Enterprise Edition você precisa pagar.

Bonita Open Solution

Esse programa é um conjunto de ferramentas que permitem que você crie projetos de processos, através de uma interface gráfica, que inclui características de assistentes e arrastar e soltar. Bonita Open Solution permite criar desenhos fiéis no quadro do sistema e você pode adicionar o recurso ao lado do quadro branco. Ele também tem uma biblioteca de conectores, que você pode adicionar a elementos usando um assistente de processo. Essa ferramenta também tem uma caixa de entrada, permitindo organizar os casos e tarefas e colaborar com os membros da equipe ou clientes com sua caixa de entrada. O download gratuito vem com um manual que ajuda você a começar.

UEngine

O software UEngine é um conjunto de três ferramentas: BPM Fundation, BP Analyzer e Process Portal. O BPM Fundation é onde você vai criar seus diagramas de fluxo de trabalho e realmente mapear seus processos. O BP Analyzer permite que você realize o processamento analítico online (OLAP) e o Process Portal é o lugar onde você vai acessar o painel uEngine. Essa ferramenta é personalizável com base em suas necessidades e você pode lidar com tarefas como processamento ad hoc e controle de fluxo orientado a eventos. O UEngine suporta tanto o modelo cliente-servidor (cliente solicitam os itens do servidor) e modelo biblioteca-framework (uma biblioteca de dados, classes, valores e interfaces). Esse programa suporta múltiplos usuários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível