Como usar ferramentas para construção

Escrito por jay p. whickson | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar ferramentas para construção
Ferramentas para construção são encontradas em qualquer loja especializada (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Para aqueles que consideram entrar para o ramo da construção, deverão estar cientes de que precisarão de muitas ferramentas diferentes. Ferramentas utilizadas para construção variam desde as essenciais às que permitirão que complete seu trabalho em menos tempo. Hoje em dia, a maioria das ferramentas utilizadas para construção são elétricas, porém ainda existem as manuais que são insubstituíveis. Se for comprar ferramentas, deverá começar com as utilizadas com mais frequência.

Outras pessoas estão lendo

Trena

As trenas parecem uma ferramenta muito simples, porque a maioria das pessoas as têm em suas gavetas. Mas para o trabalhador da construção civil, ela é importante não apenas para o ajuste do material, mas também para evitar desperdícios. Existem trenas variadas, que fazem o mesmo trabalho, porém com características diferentes. Algumas mantém a posição até que você atinja o nível e deslizam de volta pra a caixa. Outras têm um estilete com o qual você poderá marcar e cortar sem peso extra em seu cinto de ferramentas. Há até mesmo aquelas que com um nivelador embutido.

Martelo

Outra ferramenta essencial é o martelo. O mais utilizado é o martelo de pedreiro. Este é o primeiro que deverá ter caso queira construir. Estas ferramentas são úteis tanto para demolição quanto para construção. O martelo de pedreiro é um pouco mais pesado do que outros martelos e a garra V no final é conveniente quando precisar puxar um prego.

Esquadro de pedreiro

O esquadro de pedreiro não é apenas utilizado em linha reta ou para fazer um ângulo perfeito de 90°, mas também para dar a inclinação de telhados. Ele tem dois braços. Enquanto o maior é a lâmina, o menor é o cabo. Se olhar para a lateral do esquadro, perceberá que existem números dos dois lados da lâmina. Quando definir a inclinação do telhado, você deverá um usar um dos lados para encontrar a inclinação. Se for usar os números de fora e quer uma inclinação de 7/12, basta regular a lateral do esquadro com o lado de fora da madeira no primeiro número da inclinação e definir o cabo no 12, ou no segundo número da inclinação e marcar o ângulo. O esquadro é útil para enquadrar os dois telhados e escadas.

Furadeira elétrica

Quem tem uma furadeira elétrica possui uma variedade de brocas, que permitirá que a ferramenta seja tudo, desde uma furadeira até uma chave de fenda. Como as brocas são bem menos caras que a furadeira, muitos carpinteiros têm uma variedade delas. Brocas com cabeça de chave de fenda podem economizar tempo quando for conectar paredes de gesso ou placas com parafusos. Elas criarão furos prévios para os pregos, sem partir a madeira. Também a cortará e farão círculos de fundo chato em áreas de madeira. Essa é uma poderosa ferramenta, necessária por economizar bastante tempo.

Nível e fio de prumo

O nível é uma ferramenta essencial e simples. Normalmente, um nível de 1,2 metros é o mais utilizado em canteiros de obras. Ele possui uma pequena abertura com um tubo de fluído com uma bolha de ar. A bolha se alinha entre duas linhas se a placa ou superfície estiver nivelada. O fio de prumo nada mais é que um barbante com um pêndulo anexado. Esse utiliza o peso do prumo para fazer com que o barbante fique pendurado em linha reta. Essas duas ferramentas são essenciais para a criação de paredes e superfícies perfeitamente planas.

Serra circular

A maioria dos carpinteiros concorda que, se pudessem ter apenas um tipo de serra, seria a serra circular. Ela corta materiais no trabalho. É mais rápida do que usar uma serra manual, além de ser mais portátil que a serra de mesa. Se precisar de uma serra para áreas apertadas, uma manual será viável, porém com uma serra vaivém será mais rápida e fácil.

Pé de cabra, lápis de carpinteiro e avental ou cinto de ferramentas

Três ferramentas utilizadas na construção, que muitas vezes são esquecidas, são o pé de cabra, lápis de carpinteiro e avental. O pé de cabra é usado principalmente para demolição e tem uma extremidade que puxa pregos. O cinto de ferramentas ou avental alivia o trabalhador da construção de constantes idas e voltas até o caminhão, mantendo as ferramentas mais importantes à mão. Embora pareça uma ferramenta simples, o lápis de carpinteiro é muito importante no trabalho. A maioria deles são planos. Contudo, os carpinteiros gostam de colocá-los atrás da orelha, achando os triangulares mais confortáveis. O grafite é mais largo e mais escuro. Eles são bastante úteis para marcação de dimensões, linhas de corte e áreas de conexão durante o trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível