Ferramentas e cortadores para cerâmica

Escrito por sarah clark | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas e cortadores para cerâmica
A criação de cerâmica esmaltada requer ferramentas especiais (pottery image by Avesun from Fotolia.com)

Cerâmicas e azulejos são materiais resistentes e duráveis ​​que requerem ferramentas especiais para serem cortados e moldados. Esse é o caso tanto quando se trabalha com cerâmicas que já foram feitas quanto na sua criação na olaria. Oleiros trabalham com instrumentos construídos especificamente para cortar e modelar a argila molhada a fim de criar seus produtos. Esses trabalhadores devem usar ferramentas especializadas em aplicar a pressão necessária para cortar precisamente os pedaços de cerâmica endurecida nas formas desejadas.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas para o corte de azulejos de cerâmica

Ferramentas portáteis permitem trabalhar diretamente com a cerâmica, sem o uso de serras elétricas. Elas incluem formões, facas, serras tico-tico, martelos, picaretas, serras manuais com armação e serras de furo. Esses instrumentos exigem precisão quando se trabalha com telhas cerâmicas, sendo necessário uma mão firme e cálculos perfeitos para fazer um corte bem-sucedido. As ferramentas elétricas realizam os mesmos trabalhos que as de corte manual, mas oferecem mais velocidade, precisão e facilidade de uso. Os cortadores elétricos podem ser usados em estações de trabalho ou a mão livre.

Cortadores de azulejo

Cortadores manuais como os da marca Sigma são projetados para cortar a cerâmica rápida e eficientemente através de um mecanismo específico. Neles, uma lâmina rígida em forma de disco marca o corte quando você levanta o cabo da máquina. Em seguida, aplica pressão para cortar a peça em duas partes ao longo da marca quando você abaixa a alça. Esses cortadores são feitos para serem colocados em cima de uma mesa e podem ter suas medidas ajustadas para cortes angulares.

Roda de oleiro

A principal ferramenta na criação de cerâmicas é a roda de oleiro. Ela é usada principalmente para criar objetos a mão livre, como xícaras, tigelas, vasos e jarros. Às vezes a roda também é usada em esculturas. Essa ferramenta é formada por um disco horizontal que gira em uma velocidade rápida, controlada pelo oleiro. Ele trabalha a argila com as mãos, puxando e pressionando enquanto a roda está girando para obter a forma desejada. Em seguida, o barro já modelado é embelezado, esmaltado e colocado em um forno para adquirir sua forma final.

Outras ferramentas para cerâmica

Ferramentas especiais são necessárias para cortar, moldar e decorar a cerâmica quando ela está sendo feita. Instrumentos como cortadores de teste padrão, facas de oleiros e teques para ceramistas são usados para decorar, cortar e moldar artigos de barro enquanto o material ainda está molhado. Ferramentas de gancho são afiadas e angulares e usadas para esculpir a cerâmica molhada. Cortadores de argila são longos pedaços de arame com alças na extremidade utilizados para cortar blocos de barro antes do mesmo ser colocado na roda de oleiro, assim como quando a argila está sendo trabalhada no roda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível